Categorias: Notícias

Russo critica escolha de Dominick Cruz como desafiante: “Golpe na reputação do UFC”

Petr Yan soma seis vitórias consecutivas pelo UFC – Rigel Salazar/ PXImages

Petr Yan não está nada satisfeito por ter sido preterido mais uma vez pelo UFC na escolha do próximo desafiante ao cinturão peso-galo (61 kg). Ao podcast ‘Eurobash’ do site ‘MMA Fighting’, o russo demonstrou toda sua irritação com a escalação de Dominick Cruz como substituto de José Aldo na disputa de título contra Henry Cejudo, ainda sem data e local definidos.

Atual número três no ranking peso-galo e com seis vitórias consecutivas no Ultimate, Yan já havia criticado a escolha inicial de Aldo como desafiante, tendo em vista que o brasileiro disputou apenas uma luta na categoria, onde acabou derrotado por Marlon Moraes, próximo adversário do russo. Com a decisão de substituir o manauara por Dominick Cruz – que está afastado dos octógonos desde 2016 -, o russo voltou a questionar os critérios utilizados pela organização em suas decisões.

“Para ser honesto, momentos como esse no UFC meio que me irritam. Ele (Dominick Cruz) não luta há três anos e agora está recebendo um title shot? Isso me chateia e é um grande golpe para a reputação do UFC, na minha opinião”, criticou Petr, antes de completar.

“Eu acho que existem lutadores mais ativos e que merecem mais que poderiam lutar pelo cinturão e eu não entendo por que eles dariam isso para um cara que está inativo por tanto tempo”, lamentou.

Incrédulo com a situação, o peso-galo russo tentou encontrar uma razão plausível, em sua opinião, para a decisão tomada pelo UFC, mas admitiu que não consegue enxergar a lógica por trás da escalação de Dominick Cruz como próximo desafiante. Quanto ao fato de ter sido esnobado novamente pela entidade, Yan questionou até mesmo se não poderia haver uma má vontade por conta de sua nacionalidade, citando a possibilidade de a companhia não querer dois campeões nascidos na Rússia em seu plantel.

“Talvez seja porque eu não estou na América (EUA) que eu não recebi esse title shot, ou talvez é porque eu não sou americano que eles não me deram essa oportunidade. Talvez seja porque eles estão com medo de mim e eles não queiram dar a chance de vencer outro título a um lutador russo. Talvez eles não queiram dois campeões russos. Eu não acho que esse seja o principal objetivo (do UFC), mas para mim não está claro por que eles deram isso para o Cruz. Eu não acho, em minha opinião, que ele vai trazer muitas compras de pay-per-view. Não sei por que, isso é uma questão difícil para mim”, concluiu.

Petr Yan estreou no UFC em junho de 2018 e, desde então, acumula seis triunfos consecutivos pela organização. No total, o peso-galo soma 14 vitórias e apenas uma derrota em sua carreira no MMA profissional, sofrida me março de 2016, para Magomed Magomedov por decisão dividida dos juízes, no ‘ACB 32’, em Moscou (RUS).

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025