Siga-nos
Royce é um dos principais representantes da família Gracie
Royce Gracie é uma lenda dos esportes de combate - Louis Grasse/Ag Fight

Notícias

Royce Gracie relembra ‘bronca’ em Anderson Silva após brincadeira na internet; veja

Criado em uma das mais tradicionais e respeitadas famílias da história das artes marciais, responsável pela difusão do jiu-jitsu pelo mundo, Royce Gracie provou nas primeiras edições do UFC que estava disposto a enfrentar qualquer um. E mesmo com o passar dos anos, a coragem do faixa-preta parece ter se mantido intacta, mesmo diante de um potencial rival considerado por muitos como o melhor lutador de MMA de todos os tempos e ainda no seu auge físico e técnico.

Em participação no podcast de Kyra Gracie, Royce recordou uma história na qual confrontou o então campeão peso-médio (84 kg) do UFC Anderson Silva por conta de uma brincadeira feita pelo compatriota na internet. De acordo com o veterano, a bronca no ‘Spider’ aconteceu em Abu Dhabi (EAU), em 2010, quando o paulista ainda estava no auge de sua carreira. Curiosamente, ambos eram vizinhos em Palo Verde, na Califórnia (EUA). Porém, nem a boa relação entre eles, fez com que o paulista escapasse do ‘enquadro’.

“Adoro o Anderson Silva. As crianças do Anderson Silva estudaram com meus filhos, mesma escola. Mas o Anderson Silva fez uma gracinha na internet uma vez, me imitando, imitando o Wanderlei Silva. Eu não gostei muito (risos). Aí eu estava lá em Abu Dhabi. Era o Renzo (Gracie) que ia lutar, eu acho. (…) Passei, apertei a mão dos caras – o Renzo não estava, já tinha saído fora, mas o Anderson Silva estava lá. Eu passei, apertei a mão dele, cumprimentei todo mundo. Quando estava indo embora, eu lembrei. Voltei e falei: ‘Vem cá, Anderson. Aquela gracinha que tu fez, cara’. Aí ele: ‘Não, não. Desculpa, mestre. Com todo respeito. Desculpa, eu estava brincando’. Eu falei: ‘Cara, (essa) brincadeira. Não gostei muito não’. Aí ele: ‘Deixa para lá, então'”, contou Royce.

30 anos da 1ª conquista no UFC

No último domingo (12), o primeiro título de Royce Gracie no UFC completou 30 anos, marcando também o trigésimo aniversário da organização, que foi inicialmente criada por Rorion, irmão mais velho do faixa-preta, e atualmente está sob controle da Endeavor. Na ocasião, o franzino faixa-preta chocou o mundo ao finalizar três adversários na mesma noite – Art Jimmerson, Ken Shamrock e Gerard Gordeau – utilizando o até então desconhecido jiu-jitsu brasileiro para superar a desvantagem física para os rivais.

Royce ainda venceria os torneios do UFC 2 e 4 para consolidar ainda mais seu legado, que foi premiado em 2003, com a introdução ao Hall da Fama da organização. Assim como Anderson Silva, o importante membro da família Gracie também é citado frequentemente na lista dos maiores lutadores de todos os tempos, principalmente pelo seu papel nos primórdios do esporte, que ainda era conhecido à época como Vale Tudo e só depois viria a ser chamado de MMA.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias