Notícias

Revanche entre Usyk e Fury terá experimento com Inteligência Artificial como juiz; entenda

Uma das lutas mais aguardadas dos últimos tempos, a revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, marcada para acontecer neste sábado (21), na Arábia Saudita, contará com uma novidade no mundo dos esportes de combate. Em uma ousada ação por parte da promoção do evento, um experimento com um juiz movido à Inteligência Artificial (IA) será realizado na disputa entre os pesos-pesados, que terá até 12 rounds.

A notícia foi divulgada por Turki Alalshikh, Conselheiro Real e Ministro do Entretenimento da Arábia Saudita, país que sediará novamente a disputa, através do seu perfil oficial no ‘X’ (veja abaixo ou clique aqui). Apesar da Inteligência Artificial se juntar aos outros três juízes laterais na avaliação e pontuação dos rounds, o experimento ainda não será utilizado para definir o vencedor final do combate, caso necessário, e apenas as papeletas dos jurados humanos contará para o resultado oficial.

Mesmo assim, Turki Alalshikh se mostra empolgado com a implementação da inédita forma de pontuação baseada em Inteligência Artificial e parece acreditar que a novidade chegou para ficar no mundo dos esportes de combate. Vale destacar que a atuação dos juízes laterais humanos é frequentemente alvo de reclamações e críticas, não só no boxe, mas em outras modalidades. Sendo assim, a IA é vista por muitos como a solução deste problema.

“Pela primeira vez na história, um juiz impulsionado por IA vai monitorar a luta. Livre de parcialidade e erro humano, trazido a vocês pela The Ring. Esse experimento inovador, que não impactará nos resultados oficiais, estreia durante a maior luta do século, Usyk vs Fury 2, em 21 de dezembro. Não perca a história sendo escrita”, anunciou Turki Alalshikh.

Inteligência Artificial no UFC?

Assim como o boxe, o UFC também parece sofrer com a ação humana em alguns quesitos importantes da principal organização de MMA do planeta. Nos rankings, por exemplo, Dana White – presidente do Ultimate – já antecipou que pretende implementar uma forma de utilizar a IA na elaboração das listas de classificação por categoria de peso da entidade, ocupando assim o lugar que até o momento é de jornalistas especializados pré-selecionados.

Usyk vs Fury

O primeiro confronto entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury foi disputado no último dia 18 de maio, na Arábia Saudita. Os dois pugilistas chegaram invictos para a disputa, válida pela unificação dos principais títulos mundiais dos pesos-pesados no boxe. Ao final dos 12 rounds previstos, o ucraniano – campeão pela Associação Mundial de Boxe (WBA), Organização Mundial de Boxe (WBO), Federação Internacional de Boxe (IBF) e Organização Internacional de Boxe (IBO) – levou a melhor na decisão dos juízes e, acrescentou o cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC), anteriormente sob posse do inglês, para se tornar o campeão indiscutível da divisão.

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026