Siga-nos

Entrevistas

Raphael Assunção indica aposentadoria na próxima luta e sugere despedida no UFC Rio

A noite de sábado (15) foi de redenção para um veterano lutador no card do UFC Vegas 62. Aos 40 anos de idade e vindo de quatro derrotas consecutivas, Raphael Assunção, que está há 11 anos na organização, entrou no octógono pressionado a conquistar uma vitória e afastar a má fase. E com uma atuação sólida e estratégica, o pernambucano levou a melhor sobre Victor Henry, por pontos, e atingiu seu objetivo. Porém, apesar do triunfo, o peso-galo (61 kg) mantém a lucidez.

Há 11 anos na organização, o veterano sabe que sua trajetória está perto do fim. Não só no UFC, mas também no MMA. Por isso, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), Raphael Assunção reconheceu que a vitória no sábado não muda sua situação em relação ao futuro e indicou que deve fazer sua despedida do esporte no próximo combate, o último previsto em seu contrato atual com o Ultimate.

“Se fosse uma derrota não ia ficar legal. Provavelmente seria o fim. E eu acho que o fim está próximo ainda. Não é porque eu ganhei a luta que eu abandonei a minha possível aposentadoria. Mas vamos pensar. Quem sabe tem uma proposta ou talvez outras lutas que façam sentido. (…) Tenho mais uma (luta) no contrato, a saideira. Eu acho que (a ideia é) fazer a última só, fazer minha última luta”, declarou Assunção.

Com a volta do UFC ao Brasil marcada para o dia 21 de janeiro, em evento que será realizado no Rio de Janeiro (RJ), Raphael se empolga com a possibilidade de se aposentar em casa. Outro ponto que o lutador considera importante na hora de decidir os detalhes de sua provável luta de despedida diz respeito ao potencial adversário. Para o peso-galo, um rival igualmente veterano e renomado seria ideal para seu último combate.

“Talvez no Rio (de Janeiro) seria legal. Mas o oponente teria que fazer sentido também. Um coroa que faça sentido. Eu não tenho um nome para falar porque eu nunca chamei nome. Mas uma luta de aposentadoria mesmo. Ou até aqui nos Estados Unidos também. Seria uma honra lutar no Rio. Eu lutei lá duas vezes já, com vitória. Foi (contra) o Marlon Moraes e o Johnny (Eduardo) no UFC Rio 1. Mas seria legal, uma luta de aposentadoria contra um veterano também, contra um cara renomado. Seria interessante”, concluiu.

No MMA profissional desde 2004, Raphael Assunção soma 28 vitórias e nove derrotas em seu cartel. O pernambucano estreou no UFC em 2011 e, pela organização, venceu 12 lutas e perdeu seis. Entre os rivais superados pelo veterano no octógono estão nomes de expressão, como: TJ Dillashaw, Aljamain Sterling, Marlon Moraes e Pedro Munhoz.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas