Siga-nos

Notícias

Rafael Lovato Jr põe jiu-jitsu em prática, supera Mousasi e vira campeão do Bellator

O Bellator tem um novo campeão peso-médio (84 kg). Rafael Lovato Jr superou o enorme favoritismo de Gegard Mousasi e, com um domínio decisivo no último round, garantiu o cinturão da categoria durante duelo no evento de número 223 da organização, neste sábado (22).

O americano, multicampeão de jiu-jitsu, não negou sua intenção de levar Mousasi para o chão. E, nos dois primeiros rounds, conseguiu fazer isso sem muita dificuldade. Gegard, porém, conseguiu resistir nos dez minutos iniciais do confronto, embora estivesse em clara desvantagem nos pontos.

Com dois rounds atrás nas papeletas dos juízes, Mousasi se esforçou ao máximo para não ficar novamente em situação difícil. Embora tenha sido quedado no terceiro round, conseguiu ficar por cima e castigou muito Lovato com golpes — abrindo, inclusive, um corte no rosto do americano.

No penúltimo assalto, Rafael já se mostrava muito cansado e passou a telegrafar suas tentativas de queda. Assim, Mousasi, mesmo também desgastado fisicamente, levou a melhor e empatou o combate. Os cinco minutos finais seriam decisivos, e ambos os lutadores sabiam disso.

Apesar de o embalo ser favorável a Mousasi e de Lovato parecer estar ‘descendo a ladeira’, o americano surpreendeu já nos primeiros segundos, conseguindo levar o então campeão para o solo. Lá, Lovato voltou a ficar confortável, tentou finalizações e não permitiu a Gegard nenhum momento ofensivo. Assim, quando o gongo soou, Rafael já tinha quase certeza de sua vitória.

No fim, um dos árbitros assinalou um empate, mas os outros dois atestaram que o Bellator teria um novo detentor do cinturão. A derrota é um duro golpe nos planos de Mousasi, que, nesta semana, havia anunciado seu interesse em descer para os meio-médios (77 kg) para tentar conquistar o título da divisão.

Mais em Notícias