Categorias: Notícias

Rafael Cordeiro lembra treinos agressivos da Chute Boxe e admite: “Não sei como será a velhice”

Rafael Cordeiro (C) treina é o treinador de Kelvin Gastelum (E) – Reprodução/InstagramC, 

Rafael Cordeiro não é apenas um dos maiores treinadores de MMA do mundo, mas também um dos veteranos de uma época marcante do vale-tudo nacional. Representante da tradicionalíssima academia Chute Boxe, do Paraná, o hoje técnico relembrou, em entrevista ao programa ‘Resenha PVT’, no YouTube, como eram os treinamentos dos atletas naquele período — que em nada se assemelhavam à preparação de hoje em dia. O mestre confessou, inclusive, que teme pela saúde dele e de muitos de seus atletas daquela fase, de tão agressivas que eram as sessões.

Pela Chute Boxe, passaram grande nomes do MMA nacional, a exemplo de Wanderlei Silva, Maurício ‘Shogun’, Anderson Silva, José ‘Pelé’ Landi-Jons, Evangelista ‘Cyborg’ e muitos outros. E Cordeiro, que chegou a fazer seis lutas de vale-tudo, também treinava forte. E era forte mesmo. As sessões de sparring da academia ficaram conhecidas pela agressividade.

“Eu apanhei muito. A gente fala assim, brincando, mas eu apanhei muito na minha jornada. Não tem como não ter apanhado. O Wanderlei já me ergueu no bate-estaca, me jogou de cabeça e me apagou… Fazendo guardinha, no vale-tudo, botou minha cara pro lado e me deu um pênalti (tiro de meta) e me desligou… E eu via isso e ‘Cara, irado… Dormi’. Dava um: ‘Que brilho é esse?'”, falou.

A experiência vivida na pele e os avanços da ciência e da medicina fizeram com que Rafael, hoje, entendesse melhor os riscos de atletas profissionais ficarem expostos a golpes traumáticos com tanta frequência. O treinador contou que, em sua academia, a premiada Kings MMA, os treinamentos são mais “inteligentes”.

“Acho que você pode fazer sparrings diferentes todos os dias. Você pode fazer sparring de boxe, de jiu-jitsu, de wrestling, com luva pequena de MMA com toque pequeno, e pode fazer um sparring forte uma vez por semana. Há
vários jeitos de fazer sparring que não precisa ser a porrada todo dia. Realmente, aquilo que a gente fazia no
passado não tem como fazer hoje. A gente fazia muuuito sparring. Foi bom? Foi bom. Mas a gente não sabe, daqui
a dez anos, como que vai ser a nossa velhice, de tanta pancada que tinha na cabeça”, reconheceu.

“Esse negócio de ficar assimilando soco para ver qual é é uma grande burrice. Você tem que treinar a sua esquiva, tem que levantar sua mão, tem que sair do soco. Não tem que deixar sua cabeça a prêmio. Tive muita dor de cabeça, eu chegava num ponto em que eu não podia ficar gritando no córner que me dava dor de cabeça. E eu não entendia o porquê. Por quê? Era soco na cabeça. O Wanderlei tem uma pancada muito forte, o Shogun, Pelé… Eu tinha 70 kg. Eles falam que eu era tão bom, mas era pra sobreviver. Era a minha vida que estava em jogo. Eles me batiam bastante. E até hoje: tenho crises de dor de cabeça que… Tá louco. O que eu falo aos meus alunos? A gente não precisa se matar todo treino. Você tem que ser inteligente. Todo mundo aqui aguenta porrada. Não é tomando porrada todo dia que você vai mostrar que você é bom. Você tem que mostrar que tem o queixo bom não tomando a pancada. Esse é o meu conselho”, explicou.

Aos 45 anos, Cordeiro comanda atletas como Fabrício Werdum, Kelvin Gastelum e Beneil Dariush. Também já passaram pela equipe outros lutadores famosos, a exemplo de Rafael dos Anjos e Pedro Munhoz. Além dos títulos de seus pupilos, Rafael também já chegou a conquistar o status de melhor treinador do mundo pelo MMA Awards, o Oscar do esporte.

Matérias Recentes

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024

Dana White nega intenção de se envolver com política após participar de campanha de Donald Trump

Dana White foi uma peça importante na vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos…

22/11/2024

Filho do Faustão arremata experiência com Charles Do Bronx por R$ 160 mil em leilão do Ronaldo Fenômeno

Um dos maiores nomes do MMA, Charles Oliveira está com tudo. Após impressionar na vitória…

22/11/2024

Luta remarcada! Weidman enfrenta veterano no UFC 310 liderado por Pantoja em dezembro

Chris Weidman era um dos lutadores mais empolgados para competir no 'Madison Square Garden', no…

22/11/2024

Jhonata Diniz recebe 90 dias de suspensão médica após perder invencibilidade no UFC 309

Realizado no último sábado (16), o UFC 309 rendeu suspensões médicas para todos os atletas…

22/11/2024

Ngannou revela condição inusitada para lutar boxe contra Jake Paul

Na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), Jake Paul cumpriu com a sua palavra ao…

22/11/2024