Categorias: Notícias

Pugilista e senador, Manny Pacquiao se forma no curso de Ciências Políticas

Considerado um dos maiores pugilistas da história, Manny Pacquiao sabe que sua carreira no boxe está chegando ao fim. Por isso, já encaminhou uma nova profissão pensando na sua vida após pendurar as luvas. Nesta quarta-feira (11), o lutador anunciou que se formou na Universidade de Makati, nas Filipinas, no curso de Ciências Políticas.

Esse passo foi a realização de um sonho para o filipino, que sempre deixou claro sua vontade de fazer um curso superior, pois “precisava” dele para entender melhor a situação do seu país. Através das suas redes sociais (clique aqui ou veja abaixo), o ‘Pacman’ espera que esse feito sirva de inspiração para outras pessoas.

Manny Pacquiao, de 40 anos, não luta desde julho deste ano, quando unificou ois cinturões dos meio-médios da WBA (Associação Mundial de Boxe) ao derrotar o invicto Keith Thurman por decisão dos jurados. Além da carreira de boxeador, o filipino acumula a função de senador das Filipinas desde 2016.

Confira a declaração de Pacquiao:

“Sou grato ao Programa de Equivalência e Credenciamento do Ensino Terciário Expandido (ETEEAP) da Academia Legislativa da Liga dos Conselheiros das Filipinas (PCCLA), que oferece a chance de obter o diploma a filipinos que desejam concluir a faculdade por meio de educação informal. O enriquecedor programa de aprendizado foi realizado em parceria com a Faculdade de Estudos Continuados, Avançados e Profissionais da Universidade de Makati, a Academia de Desenvolvimento das Filipinas e a Sociedade Filipina de Administração Pública.

Sempre lembrarei das principais lições que aprendi e das ideias que obtive de todos vocês! Eu sempre aprecio a emoção que senti durante todo o processo de aprendizado que levou à formatura, o requisito final que eu precisava concluir para me formar em Bacharelado em Ciências Políticas – Administração do Governo Local. Estou animado para receber meu diploma e exibi-lo na parede. Dedico isso à minha esposa muito bonita e muito solidária, Jinkee, e aos nossos filhos incríveis, Jimuel, Michael, princesa, Queenie e Israel. Também mostrarei esse diploma para minha mãe Dionisia, meu pai e meus irmãos e os lembrarei da fidelidade de Deus. Entre minhas realizações, isso será o mais significativo.

Que essa vitória fora do ringue de boxe sirva de inspiração para as pessoas que lutam para superar as adversidades, conquistar e abraçar a vida e todas as suas dificuldades.

Emmanuel D. Pacquiao
Bacharelado em Ciência Política – Administração do Governo Local
Classe de 2019, Universidade de Makati”

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025