Categorias: Notícias

Pugilista e senador, Manny Pacquiao se forma no curso de Ciências Políticas

Considerado um dos maiores pugilistas da história, Manny Pacquiao sabe que sua carreira no boxe está chegando ao fim. Por isso, já encaminhou uma nova profissão pensando na sua vida após pendurar as luvas. Nesta quarta-feira (11), o lutador anunciou que se formou na Universidade de Makati, nas Filipinas, no curso de Ciências Políticas.

Esse passo foi a realização de um sonho para o filipino, que sempre deixou claro sua vontade de fazer um curso superior, pois “precisava” dele para entender melhor a situação do seu país. Através das suas redes sociais (clique aqui ou veja abaixo), o ‘Pacman’ espera que esse feito sirva de inspiração para outras pessoas.

Manny Pacquiao, de 40 anos, não luta desde julho deste ano, quando unificou ois cinturões dos meio-médios da WBA (Associação Mundial de Boxe) ao derrotar o invicto Keith Thurman por decisão dos jurados. Além da carreira de boxeador, o filipino acumula a função de senador das Filipinas desde 2016.

Confira a declaração de Pacquiao:

“Sou grato ao Programa de Equivalência e Credenciamento do Ensino Terciário Expandido (ETEEAP) da Academia Legislativa da Liga dos Conselheiros das Filipinas (PCCLA), que oferece a chance de obter o diploma a filipinos que desejam concluir a faculdade por meio de educação informal. O enriquecedor programa de aprendizado foi realizado em parceria com a Faculdade de Estudos Continuados, Avançados e Profissionais da Universidade de Makati, a Academia de Desenvolvimento das Filipinas e a Sociedade Filipina de Administração Pública.

Sempre lembrarei das principais lições que aprendi e das ideias que obtive de todos vocês! Eu sempre aprecio a emoção que senti durante todo o processo de aprendizado que levou à formatura, o requisito final que eu precisava concluir para me formar em Bacharelado em Ciências Políticas – Administração do Governo Local. Estou animado para receber meu diploma e exibi-lo na parede. Dedico isso à minha esposa muito bonita e muito solidária, Jinkee, e aos nossos filhos incríveis, Jimuel, Michael, princesa, Queenie e Israel. Também mostrarei esse diploma para minha mãe Dionisia, meu pai e meus irmãos e os lembrarei da fidelidade de Deus. Entre minhas realizações, isso será o mais significativo.

Que essa vitória fora do ringue de boxe sirva de inspiração para as pessoas que lutam para superar as adversidades, conquistar e abraçar a vida e todas as suas dificuldades.

Emmanuel D. Pacquiao
Bacharelado em Ciência Política – Administração do Governo Local
Classe de 2019, Universidade de Makati”

Matérias Recentes

Jean Silva reforça desejo de treinar com Ilia Topuria, mas vê cenário complicado

O peso-pena (66 kg) Jean Silva revelou que tem interesse em treinar com Ilia Topuria,…

10/02/2026

Top 10 do meio-médio critica inatividade de rivais e sobra até para Carlos Prates

Atual 9º colocado no ranking meio-médio (77 kg) do UFC, Joaquin Buckley ainda procura um…

10/02/2026

Dana White revela prazo para definição do card do UFC na Casa Branca

Um comentário de Dana White nas redes sociais movimentou o noticiário do MMA nesta terça-feira…

10/02/2026

Arman Tsarukyan aposta em vitória de Charles Do Bronx sobre Max Holloway no UFC 326

Daqui a duas semanas e meia, Charles Oliveira e Max Holloway duelarão pelo cinturão 'BMF'…

10/02/2026

Mistério no ar! Publicação enigmática de Carlos Prates agita os fãs do UFC

A semana começou sob clima de expectativa para Carlos Prates. Em publicação no 'Instagram', o…

10/02/2026

Malhadinho e LokDog perdem posições no ranking após tropeços no UFC Vegas 113

Como era esperado, as derrotas sofridas por Jailton Almeida e Vinícius Oliveira no card do…

10/02/2026