Alemão de nascimento e georgiano de ascendência, Ilia Topuria também representa a Espanha – país no qual vive desde os 15 anos de idade – quando sobe no octógono mais famoso do mundo. Apesar do carinho pelo país da Península Ibérica, o recém-coroado campeão peso-pena (66 kg) do UFC ainda não é oficialmente um cidadão espanhol – realidade que está próxima de mudar.
Nesta terça-feira (27), Topuria visitou o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, e recebeu uma boa notícia. Em uma publicação nas redes sociais sobre o encontro com o lutador, o político parabenizou o campeão do UFC pela conquista e prometeu que o mesmo receberá a cidadania espanhola (veja abaixo ou clique aqui).
“Esta manhã recebi Ilia Topuria, o novo campeão mundial peso-pena do UFC. Seu esforço, dedicação e perseverança te levaram a realizar um dos teus sonhos. O segundo também se tornará realidade muito em breve. Seu amor pela Espanha se refletirá em seu DNI espanhol (documento de identidade espanhol)”, prometeu Pedro Sanchez.
Tour de homenagens na Espanha
O encontro com o chefe do governo espanhol não foi a primeira homenagem recebida por Ilia Topuria desde que conquistou o cinturão peso-pena do UFC, ao destronar o antigo campeão Alexander Volkanovski, no último dia 17 de fevereiro. No domingo, o georgiano radicado na Espanha já havia sido convidado pelo Real Madrid, seu clube de coração, para dar o pontapé inicial na partida contra o Sevilla, no estádio Santiago Bernabéu, e foi ovacionado pelos torcedores ‘merengues’.
Interesse do UFC na Espanha
O sucesso de Ilia Topuria no octógono mais famoso do mundo também pode contribuir para a realização de um evento inédito do UFC na Espanha. Ciente da popularidade do novo campeão peso-pena no país europeu, Dana White admitiu que existe interesse em levar um show do Ultimate para território espanhol pela primeira vez na história.