Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Presidente do UFC expressa apoio à ideia do MMA se tornar esporte olímpico

Realizada no ano passado, em decorrência do adiamento causado pela pandemia, a Olimpíada de Tóquio teve como um de seus principais destaques a estreia de esportes radicais, como o surfe e o skate, em seu cronograma de competições. Já a edição de Paris (FRA), programada para acontecer em 2024, terá no breakdance a sua grande novidade. A introdução de modalidades ‘jovens’ faz com que os fãs do MMA comecem a sonhar com uma possível participação em uma futura edição de Jogos Olímpicos.

E quem também torce para a inclusão da modalidade no cronograma olímpico é Dana White, presidente do UFC. Durante uma sessão de perguntas e respostas no canal do Ultimate no ‘Youtube’, o dirigente expressou seu apoio à ideia e citou a grande audiência do MMA como um dos fatores que deveriam ser levados em consideração pelo Comitê Olímpico na hora de julgar uma possível entrada do esporte no programa de competições das Olimpíadas. Mas, apesar de ser favorável, o cartola descartou se envolver em uma hipotética campanha de convencimento.

“Eu acho que já deveria ser um esporte olímpico. Não é o meu trabalho. Não é o que eu estou tentando fazer. Eu não estou fazendo pressão para transformar isso em um esporte olímpico. Eu concordo com seja quem for que disse isso, sim. Isso sem mencionar o fato que um dos grandes problemas que as Olimpíadas estão tendo agora é a audiência. Você quer audiência? Coloque o MMA nas Olimpíadas”, opinou Dana White.

O MMA ainda tem um longo caminho para entrar no cronograma esportivo das Olimpíadas. A modalidade ainda não é reconhecida pela entidade responsável pelos Jogos, o COI (Comitê Olímpico Internacional). Caso tal etapa seja vencida no futuro, os responsáveis pela campanha de inclusão do MMA nas Olimpíadas poderão focar nas demais exigências e apresentar uma proposta.

Atualmente, os esportes de combate são representados nas Olimpíadas de Verão pelo judô, taekwondo, boxe e luta olímpica, além do caratê, que fez parte do programa de Tóquio, mas não deve ser disputado em Paris. Recentemente, o sambo, o kickboxing e o muay thai ganharam o reconhecimento provisório por parte do COI, dando um passo adiante para uma possível futura entrada no programa olímpico.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias