Categorias: Notícias

Por caminho mais curto até o cinturão, Luana ‘Dread’ estreia no UFC pelos moscas

Luana Dread será a última contratada do Contender Series Brasil a estrear no UFC – Diego Ribas

Normalmente quando um atleta de MMA troca de categoria, é porque está tendo dificuldades com o corte de peso ou não vive boa fase na divisão. Não é o caso de Luana ‘Dread’. A brasileira decidiu descer de divisão – dos pesos-galos (61 kg) para os moscas (57 kg) – por outro motivo: em busca de um caminho mais tranquilo até o cinturão do Ultimate.

Durante entrevista exclusiva à Ag Fight, a paulista, que estreia na maior organização de MMA do mundo no UFC 237, no Rio de Janeiro, admitiu que a opção de descer para a categoria até 57 kg partiu dela mesma. Peso-galo de origem, Luana justificou sua escolha pela dificuldade que encontraria na divisão até 61 kg. Ao mesmo tempo, a lutadora minimizou o corte de peso ao relembrar experiência passadas semelhantes.

“Claro, pensei nisso mesmo (encurtar caminho até o cinturão). Como é uma categoria nova (peso-mosca), para se destacar acaba sendo mais fácil do que na categoria 61 kg, que é uma das mais disputadas de todas. Então, se eu tenho a possibilidade de conseguir descer, por que não, né? Por isso que eu troquei de categoria, eu mesma quis”, revelou Dread, antes de relembrar seu passado com ganho e corte de peso.

“Não, está tranquilo (corte de peso). Na real, lutei de galo (no Contender), mas na noite anterior da pesagem eu até jantei, então é um peso tranquilo para mim, 61 kg. Nem desidrato direito para lutar nesse peso. Então, se eu fechar a boca e não comer besteira, consigo bater o peso (de 57 kg). Já fiz duas lutas de 57 kg e já cheguei a bater 70 kg na época do muay thai. Consigo lutar no 61 kg, porque tenho tamanho para isso, envergadura e tudo mais. Só que não tenho tanta dificuldade para bater 57 kg, e 61 kg é muito fácil. Então prefiro fechar um pouco a boca, fazer uma dieta e lutar nesse peso (57 kg)”, completou a brasileira em conversa com a Ag Fight.

Revelada no ‘Contender Series Brasil’, Luana é a única atleta contratada de sua edição que ainda não fez sua estreia no UFC. O debute ocorrerá no dia 11 de maio, contra Yanan Wu. A atleta minimizou a situação inusitada e ressaltou a magnitude do card  de que fará parte.

“É a melhor sensação do mundo. Posso ter demorado para estrear, mas também vou estrear no melhor evento que vai ter no Brasil, o melhor card. Com ídolos, minha geração inteira os viu lutando e agora vou poder lutar no mesmo card que eles”, celebrou Luana.

O UFC 237 vai ser encabeçado pela decisão do cinturão peso-palha (52 kg) entre Rose Namajunas e Jéssica ‘Bate-Estaca’. O evento conta ainda com o peso-pena (66 kg) José Aldo, que enfrenta Alexander Volkanovski, e Anderson Silva, que medirá forças com Jared Cannonier pelo peso-médio (84 kg). 

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026