Na última quinta-feira (24), o boxe brasileiro se despediu de um dos seus principais representantes. José Adilson Rodrigues dos Santos, popularmente chamado de ‘Maguila’, sucumbiu à encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, e faleceu, aos 66 anos, em São Paulo. Abalado com a partida da carismática figura, Acelino ‘Popó’ Freitas se pronunciou.
Em sua conta oficial no ‘Instagram’, ‘Popó’ expressou toda sua admiração e respeito por ‘Maguila’ ao fazer uma homenagem póstuma. Na publicação, o ex-campeão mundial de boxe lamentou o falecimento da lenda da modalidade e lembrou de uma frase dita pelo mesmo após ser nocauteado por Evander Holyfield, em 1989. Com carinho, Acelino ressalta que tal passagem se aplica para o momento de luto na nobre arte.
“Uma das palavras do nosso campeão, ‘Eu vou dormir’. Dorme em paz meu campeão. O boxe e o Brasil te amam“, escreveu o ex-campeão mundial de boxe.
Registro de Popó no boxe
‘Popó’, de 49 anos, é um dos maiores nomes do boxe brasileiro. O atleta iniciou sua carreira em 1995 e construiu um cartel composto por 41 vitórias, sendo 34 por nocaute, e duas derrotas. O baiano foi campeão mundial dos super-penas da WBO (Organização Mundial de Boxe), WBA (Associação Mundial de Boxe) e do peso-leve da WBO.