Siga-nos
Alex Poatan é um dos principais lutadores de MMA da atualidade
Poatan e Smith são desafetos no UFC e constantemente trocam provocações - Louis Grasse/AgFight

Notícias

Poatan faz desafio de R$ 250 mil para Anthony Smith; americano responde

Ao que parece, a rivalidade entre Alex ‘Poatan’ e Anthony Smith poderá ser resolvida em um embate, mas não com a habitual trocação de socos. Recentemente, ao participar do podcast ‘Connect Cast’, o brasileiro desafiou o ‘inimigo’ para uma luta de grappling de cinco minutos e apostou 50 mil dólares (cerca de R$ 254 mil) que não seria finalizado. Após atuar no UFC Rio, evento realizado no último sábado (4), ‘Lionheart’ já se pronunciou.

Sempre que pode, Smith faz pouco caso do conjunto de habilidades do brasileiro e se mostra surpreso por ele ter sucesso no Ultimate dominando apenas um setor: a trocação. Contudo, em abril, ‘Poatan’ se tornou faixa-preta de jiu-jitsu. Inclusive, o atleta está confiante em sua evolução na área. Tanto que Alex não se mostrou preocupado com o grappling do americano e até permitiu que ele ficasse em uma posição de vantagem na possível luta. Anteriormente, Alex desafiou o rival para um duelo no ‘UFC Fight Pass Invitational’ e, pelo visto, não desistiu dele.

Eu faço uma aposta com o Smith. Deixo ele pegar minhas costas, colocar os ganchos e dou cinco minutos para ele me finalizar. A gente pode fazer uma aposta. Ele falou que ganhava 50 mil dólares de bônus, falou que era certeza. Se ele me ver falando isso aqui, quero que ele aceite. Ele pega minhas costas, que nem Blachowicz, e tem que finalizar. Se não, ele paga os 50. Então, deixo ele pegar minhas costas e colocar os ganchos, certo? Nós dois ali, sentados, valendo. Vou ter cinco minutos para sair e levantar. Se eu levantar com um minuto ou com quatro minutos, ele perdeu e paga cinquentão. Se ele me finalizar, ok, pago os 50“, declarou Alex.

Resposta do veterano

Ao tomar conhecimento do desafio de ‘Poatan’, o americano não pensou duas vezes e aceitou prontamente. A curiosidade é que, por mais que seja lembrado por protagonizar batalhas em pé, Smith é um eficiente faixa-preta de jiu-jitsu. E o lutador provou seu valor no grappling ao finalizar Vitor Petrino no UFC Rio rapidamente. Portanto, como possui 15 vitórias por finalização e julga ser mais experimentado do que o brasileiro na luta agarrada, ‘Lionheart’ crava que finaliza o desafeto sem dificuldade.

“Eu poderia começar nas costas, colocar os ganchos e teria cinco minutos para finalizar, ele quer colocar 50 mil por isso? Vou pegar esses 50 mil, vou pegar esse dinheiro dele. Se eu começar nas costas, vou apagá-lo, 100%“, respondeu Smith na coletiva de imprensa pós-luta.

Registros de ‘Poatan’ e Smith no MMA

Alex Pereira, de 36 anos, se tornou campeão do peso-médio do UFC, em 2022, e, um ano depois, conquistou o cinturão dos meio-pesados (93 kg). O brasileiro iniciou sua trajetória no MMA em 2015 e construiu um cartel composto por 12 lutas, dez vitórias, sendo oito por nocaute, e duas derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Israel Adesanya, Jamahal Hill, Jan Blachowicz, Jiri Prochazka e Sean Strickland.

Anthony Smith, de 35 anos, é um veterano do MMA e ex-desafiante ao cinturão dos meio-pesados do UFC. O americano iniciou sua trajetória no esporte em 2008, disputou 57 lutas, venceu 38, sendo 34 pela via rápida (19 por nocaute e 15 por finalização), e perdeu 19 vezes. Na companhia, ‘Lionheart’ é o décimo colocado no ranking da divisão. Seus principais triunfos foram sobre Alexander Gustafsson, Hector Lombard, Maurício ‘Shogun’, Rashad Evans, Ryan Spann (duas vezes), Vitor Petrino e Volkan Oezdemir.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Notícias