O ‘Oscar do MMA’ de 2024 teve sua lista de indicados revelada. E, como não poderia ser diferente, o Brasil emplacou diversos representantes na premiação, que compreende o período entre 1º de julho de 2023 e 30 de junho de 2024. Por exemplo, na categoria ‘Lutador do Ano’, Alex Pereira compete com Alexandre Pantoja, Renan Ferreira e outros dois grandes nomes do esporte. A data da realização da cerimônia, assim como o local, ainda não foram definidos. De todo modo, a votação está aberta até o dia 30 de setembro.
Para levar o prêmio de ‘Lutador do Ano’ para a casa, ‘Poatan’, que venceu Jan Błachowicz, Jamahal Hill e Jiri Prochazka (duas vezes) nos meio-pesados (93 kg), terá que desbancar os compatriotas Pantoja e ‘Problema’, além de Dricus du Plessis e Islam Makhachev. No peso-mosca (57 kg), Alexandre derrotou Brandon Moreno, Brandon Royval e Steve Erceg. No peso-pesado da PFL, Renan impressionou contra Maurice Greene, Denis Goltsov e Ryan Bader. No peso-médio (84 kg), o sul-africano superou Robert Whittaker e Sean Strickland. No peso-leve (70 kg), o russo passou por Alexander Volkanovski e Dustin Poirier.
Na categoria ‘Lutadora do Ano’, o Brasil se faz presente com Larissa Pacheco. A atleta, que brilha na PFL e possui vitórias sobre Olena Kolesnyk e Marina Mokhnatkina, enfrenta uma concorrência pesada na disputa pelo prêmio, composta por Kayla Harrison, Liz Carmouche, Raquel Pennington e Zhang Weili.
Brasileiros em dose dupla
Além de poder levar o prêmio de ‘Lutador do Ano’ para a casa, Pantoja também está na disputa pela ‘Luta do Ano’, por conta da batalha que protagonizou com Brandon Moreno, em julho de 2023. Na ocasião, o brasileiro levou a melhor contra o rival por decisão dividida e se tornou campeão do peso-mosca do UFC.
Assim como Alexandre, Diego Lopes concorre em duas categorias. Sensação do peso-pena (66 kg) do UFC, o brasileiro disputa os prêmios de ‘Finalização do Ano’ e ‘Revelação do Ano’. No período, o atleta impressionou no octógono contra Gavin Tucker, Pat Sabatini, Sodiq Yusuff e Dan Ige em sequência.
Outros destaques
Campeão do peso-leve do UFC, Makhachev pode faturar os prêmios de ‘Lutador do Ano’ e ‘Finalização do Ano’. Dono do cinturão do peso-médio do UFC, Du Plessis foi além, concorrendo nas categorias ‘Lutador do Ano’, ‘Lutador Internacional do Ano’ e ‘Zebra do Ano’. Por sua vez, Zhang Weili, campeã do peso-palha (52 kg) do UFC, busca as premiações ‘Lutadora do Ano’ e ‘Lutadora Internacional do Ano’.
Ex-campeão do peso-pena do UFC, Max Holloway está na disputa pelos prêmios de ‘Luta do Ano’ e ‘Nocaute do Ano’, tudo devido ao seu embate contra Justin Gaethje. Campeão interino do peso-pesado do UFC, Tom Aspinall pode ser a ‘Revelação do Ano’ e ‘Virada do Ano’. Para concluir, Brian Ortega concorre nas categorias ‘Finalização do Ano’ e ‘Virada do Ano’ no duelo contra Yair Rodriguez.
Conheça as principais categorias do ‘Oscar do MMA’ e seus nomeados:
Lutador do Ano: Alex ‘Poatan’, Alexandre Pantoja, Dricus Du Plessis, Islam Makhachev e Renan ‘Problema’.
Lutadora do Ano: Kayla Harrison, Larissa Pacheco, Liz Carmouche, Raquel Pennington e Zhang Weili.
Revelação do Ano: Anatoly Malykhin, Benoit Saint-Denis, Diego Lopes, Ian Machado Garry e Tom Aspinall.
Lutador Internacional do Ano: Chihiro Suzuki, Dricus du Plessis, Ilia Topuria, Jack Della Maddalena e Zhang Weili.
Luta do Ano: Alexandre Pantoja vs Brandon Moreno, Clay Collard vs Shane Burgos, Dan Hooker vs Jalin Turner, Dustin Poirier vs Benoit Saint-Denis e Max Holloway vs Justin Gaethje.
Nocaute do Ano: Josh Emmett em Bryce Mitchell, Justin Gaethje em Dustin Poirier, Levy Carriel em Mathieu Rakotondrazanany, Max Holloway em Justin Gaethje e Vinicius ‘Lok Dog’ em Bernardo Sopaj.
Finalização do Ano: Alexander Volkov em Tai Tuivasa, Brian Ortega em Yair Rodriguez, Da’Mon Blackshear em Jose Johnson, Diego Lopes em Gavin Tucker e Islam Makhachev em Dustin Poirier.
Virada do Ano: Brian Ortega contra Yair Rodriguez, Elves Brener contra Guram Kutateladze, José Aldo (carreira), Rodolfo Bellato contra Ihor Potieria e Tom Aspinall (carreira).
Zebra do Ano: Dricus du Plessis vs Robert Whittaker, Jason Jackson vs Yaroslav Amosov, Neil Magny vs Mike Malott, Ovince Saint Preux vs Kennedy Nzechukwu e Sean Strickland vs Israel Adsenaya.
Comentarista do Ano: Brendan Fitzgerald, John Gooden, Jon Anik, Laura Sanko e Sean O’Connell.
Analista do Ano: Dan Hardy, Din Thomas, Michael Bisping, Paul Felder e Sayif Saud.
Treinador do Ano: Erik Nicksick, Francisco Grasso, Marcos ‘Parrumpa’ DaMatta, Plinio Cruz e Tim Welch.
Academia do Ano: American Kickboxing Academy, American Top Team, Lobo Gym, The Fighting Nerds e Xtreme Couture.
Árbitro do Ano: Herb Dean, Jason Herzog, Keith Peterson, Marc Goddard e Mark Smith.
Ringgirl do Ano: Brookliyn Wren, Holly Barker, Kasia Motloch Kejsi, Luciana Andrade e Red Dela Cruz.
Dirigente do Ano: Dana White, Ed Soares, Graham Boylan, Martin Lewandowski e Peter Murray.
Organização do Ano: KSW, LFA, Oktagon, PFL e UFC.
Personalidade do Ano: Bruce Buffer, Chael Sonnen, Daniel Cormier, Joe Rogan e Nina Drama.
Programa de MMA do Ano: Contender Series, Morning Kombat, The Anik & Florian Podcast, The MMA Hour e UFC Embedded.