Categorias: Notícias

Paulo ‘Borrachinha’ termina 2019 como atleta do UFC mais testado pela USADA

Paulo ‘Borrachinha’ segue invicto no MMA com 13 vitórias como profissional – Diego Ribas

Desde que chegou ao Ultimate, em março de 2017, o físico e o desempenho de Paulo ‘Borrachinha’ surpreenderam a todos. Ao ponto de, inclusive, alguns fãs e principalmente adversários levantarem suspeitas sobre um possível uso de doping por parte do brasileiro. No entanto, o peso-médio (84 kg) segue com a credibilidade intacta, ao menos com a USADA (agência antidoping americana). O atleta mineiro foi o mais testado pela entidade reguladora do UFC na temporada de 2019 – com 14 ao todo (incluindo exames de sangue e urina).

Ao lado de Paulo na listagem, figura Claudia Gadelha, que também realizou 14 testes da USADA ao longo do ano – com média de mais de um por mês. Logo em seguida, despontam outros nomes de destaque na companhia, como Thiago ‘Marreta’, Israel Adesanya, Francis Ngannou e Donald Cerrone – sendo estes testados por 13 vezes durante a temporada.

Comparativamente, Borrachinha foi testado o dobro de vezes de seu último rival, Yoel Romero – que recebeu apenas sete visitas da USADA na temporada. Antes do confronto entre os dois, o cubano chegou, inclusive, a acusar o brasileiro de usar substâncias para aumento de performance. Mas a versão do wrestler caiu por terra depois que Paulo foi liberado para competir pela própria entidade.

Jon Jones, possivelmente o maior nome do MMA que já se envolveu em casos de doping, também foi consideravelmente testado. Foram 12 exames aplicados no campeão dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate ao longo do ano de 2019.

Outro campeão que recebeu a visita da USADA inúmeras vezes foi Kamaru Usman. O meio-médio (77 kg) foi testado 11 vezes ao longo da temporada, sem que nenhuma irregularidade tenha sido atestada. Vale lembrar que ‘The Nigerian Nightmare’ foi recentemente acusado pelo desafeto Colby Covington de estar ‘dopado’ dias antes do confronto entre os dois, que liderou o card do UFC 245, com sede em Las Vegas (EUA).

Para completar o topo da lista, há ainda outros dois brasileiros: Marlon Moraes e Júnior ‘Cigano’. O peso-galo (61 kg) e o ex-campeão peso-pesado da companhia foram testados 12 vezes pela USADA ao longo de 2019, e ambos passaram ilesos de acordo com as normas da entidade.

Matérias Recentes

Antes de luta com Maurício Ruffy, Rafael Fiziev faz paródia de vídeo de Jean Silva

Rafael Fiziev chamou a atenção nas redes sociais ao publicar um vídeo bem-humorado em seu…

28/01/2026

Paddy Pimblett quebra o silêncio após derrota para Gaethje no UFC 324: “O melhor venceu”

No último sábado (24), Paddy Pimblett sofreu um duro revés na maior luta de sua…

28/01/2026

Com bom humor, André Mascote elege nomes de peso ao montar lutador ideal no UFC

O lutador brasileiro André Lima foi o convidado de um dos episódios do podcast 'Direto…

28/01/2026

De equipe nova, Xicão esbanja confiança para duelo contra Tai Tuivasa no UFC 325

Vindo da primeira derrota de sua carreira como atleta profissional de MMA, Tallison Teixeira volta…

28/01/2026

Preterido no peso-leve, Arman Tsarukyan cogita buscar título nos penas do UFC

Aos 29 anos e no auge de sua carreira, Arman Tsarukyan deve se deparar com…

28/01/2026

Golpe ilegal? Árbitro veterano opina sobre “surfe” de Jean Silva no UFC 324

Um dos destaques do card do UFC 324, realizado no último sábado (24), em Las…

28/01/2026