Siga-nos
Natassia del Fischer

Entrevistas

Paul Felder apoia criação de torneio para definir próximo campeão peso-leve do UFC

Com o anúncio da aposentadoria de Khabib Nurmagomedov, alguns atletas e fãs sugeriram a criação de um torneio entre os principais nomes da categoria para definir o novo campeão peso-leve (70 kg) do UFC. Quem compartilha dessa ideia é o americano Paul Felder, atual sétimo colocado no ranking da divisão, que enfrenta o brasileiro Rafael dos Anjos neste sábado (14), no main event da edição Las Vegas 14 do Ultimate.

Durante o media day virtual do evento, Felder apoiou a criação do torneio eliminatório e justificou sua opinião ao relembrar que, com a aposentadoria de Khabib, muitos atletas do topo da divisão poderiam pleitear uma disputa pelo cinturão vago dos leves. Vale lembrar que, até o momento, o UFC ainda mantém a esperança no retorno do russo e, por isso, ainda não o destituiu oficialmente de seu título.

Uma das divisões mais disputadas do UFC, o peso-leve possui, mesmo sem Khabib, cerca de oito lutadores que vivem grande fase, como o brasileiro Charles ‘Do Bronx’, ou possuem um histórico positivo na organização, tendo inclusive enorme valor comercial para o Ultimate, como é o caso de Conor McGregor. Com tantos concorrentes aptos a se candidatarem para uma disputa de título, Felder ponderou que uma competição envolvendo todos eles faria sentido, caso Nurmagomedov realmente mantenha sua decisão de pendurar as luvas.

“Eu acho que a ideia do torneio é realmente legal, honestamente, porque ele deixa todos nós ocupados e ativos imediatamente e isso meio que força todo mundo a ser tipo: ‘Tudo certo, não tem como escolher a dedo’. Nós preparamos tudo, e tem uma chave, e você luta, e nós chegamos lá – e depois, uma vez que a gente termine e tenha um campeão, isso pode desaparecer”, analisou Felder, antes de completar.

“Mas quando você teve um campeão como Khabib, e depois ele se vai, você tem todos esses concorrentes que estão saltando entre vitórias e derrotas entre si e tem alguns caras que estão tentando entrar nesse meio – (Charles Do Bronx) Oliveira, (Dan) Hooker, eu mesmo, Michael Chandler está no meio agora. Eu acho que faz sentido promover esse grande torneio de oito homens ou alguma coisa assim, e deixar nós trabalharmos para subir em direção ao cinturão. Eu gosto dessa ideia”, concluiu.

Sétimo no ranking dos leves, Paul Felder teve sua sequência de duas vitórias interrompida em sua última apresentação, ao ser derrotado por Dan Hooker, na decisão dividida dos juízes, em fevereiro deste ano. O americano, de 36 anos, chegou a flertar com a aposentadoria recentemente, mas, pela empolgação demonstrada ao sugerir o torneio pelo cinturão da divisão, parece que seus planos futuros devem continuar incluindo o octógono do Ultimate.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas