Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

Notícias

Para chegar na elite dos pesados, Sakai desafia nocauteador no UFC Vegas 28

Vindo de sua primeira derrota pelo Ultimate, Augusto Sakai tem a oportunidade neste sábado (5), não só de se recuperar, mas também de dar um importante e significativo salto rumo ao top 5 da divisão dos pesos-pesados. Diante do surinamês Jairzinho Rozenstruik, na luta principal do UFC Vegas 28, o curitibano precisará conter a pujança do rival, conhecido por seu incrível poder de nocaute, para provar que pertence à elite da categoria.

Ainda que de maneiras diferentes, os pesos-pesados tiveram inícios de trajetórias no UFC semelhantes, com ambos vencendo suas primeiras quatro lutas no octógono mais famoso do mundo. Impulsionado por nocautes avassaladores, Jairzinho – que tem esse nome em homenagem ao jogador de futebol brasileiro, campeão da Copa do Mundo de 1970 – chegou primeiro ao topo da divisão, mas esbarrou no ‘cream of the crop’ da divisão, sendo derrotado por Francis Ngannou e Ciryl Gane, atual campeão e principal promessa da categoria, respectivamente.

Por sua vez, Augusto Sakai alternou nocautes com decisões divididas dos juízes em suas primeiras quatro vitórias pelo Ultimate e, por isso, não chegou a alcançar o top 5 da divisão até o momento, como seu oponente conseguiu. Em sua mais recente apresentação, o brasileiro de ascendência japonesa – número nove no ranking dos pesos-pesados – acabou sucumbindo à experiência do veterano Alistair Overeem, e viu sua ascensão na organização ser freada.

Agora, Sakai e Jairzinho vão em busca de recuperação e o peso-pesado curitibano fará de tudo para mostrar que a derrota em sua última luta não passou de um acidente de percurso. Além de Sakai, o card do UFC Vegas 28 contará com a presença de oito atletas ligados ao Brasil: seis deles por terem nascido em território tupiniquim e dois que possuem enorme identificação com o país, ainda que sejam estrangeiros. Pelo card principal do evento, os argentinos Santiago Ponzinibbio e Laureano Staropoli enfrentarão Miguel Baeza e Roman Dolidze, respectivamente.

Atualmente treinando sob o comando dos profissionais da academia ‘American Top Team’, na Flórida (EUA), Ponzinibbio morou por muitos anos no Brasil e apareceu para o mundo das lutas através da segunda temporada da versão brasileira do reality show ‘The Ultimate Fighter’. O meio-médio (77 kg) busca retomar a boa fase que vivia antes de sofrer com problemas de saúde que o afastaram dos octógonos por dois anos.

Já ‘Pepi’ Staropoli é atleta da equipe ‘Chute Boxe Diego Lima’, baseada em São Paulo (SP), lar do novo campeão peso-leve (70 kg) do UFC Charles ‘Do Bronx’. O argentino chega para este compromisso de olho em se consolidar na organização depois de vencer e perder duas vezes em suas primeiras apresentações pelo Ultimate. Também pelo card principal, o carioca Gregory ‘Robocop’ faz sua estreia pela entidade, diante de Dusko Todorovic, após assinar contrato há poucos dias, credenciado por dois nocautes aplicados no evento americano ‘LFA’.

Em situação distinta se encontra o paraense Antônio Arroyo, que abre os trabalhos no card principal do UFC Vegas 28. Com duas derrotas consecutivas e ainda sem sentir o gosto da vitória no octógono do Ultimate, o peso-médio (84 kg) luta pela sobrevivência contra o britânico Tom Breese. Já na parte preliminar do show, a peso-mosca (57 kg) Ariane Lipski tentará impor seu jogo de trocação diante da grappler Montana De La Rosa, em um clássico duelo de estilos.

Outra promessa do MMA feminino brasileiro também estará em ação. Chamada de última hora, Tabatha Ricci aceitou o confronto contra a perigosa francesa Manon Fiorot restando poucos dias para o UFC Vegas 28. Uma categoria acima da que normalmente compete, a invicta lutadora, que tem no peso-palha (52 kg) sua divisão de origem, tentará surpreender e iniciar sua trajetória no principal evento do mundo com o pé direito.

A noite de lutas também contará com a presença de dois veteranos em momentos distintos. Um dos atletas de maior apelo popular no Brasil, Francisco ‘Massaranduba’ fará sua estreia entre os meio-médios (77 kg), onde tentará manter a boa fase que vivia na divisão de baixo, da qual se despediu com três vitórias seguidas. Já Alan ‘Nuguette’ vive momento delicado e pode se despedir do UFC em caso de nova derrota.

Confira o card completo do UFC Vegas 28:

Jairzinho Rozenstruik vs Augusto Sakai
Walt Harris vs Marcin Tybura
Roman Dolidze vs Laureano Staropoli
Santiago Ponzinibbio vs Miguel Baeza
Dusko Todorovic vs Gregory ‘Robocop’
Tom Breese vs Antônio Arroyo
Montana De La Rosa vs Ariane Lipski
Tanner Boser vs Ilir Latifi
Francisco ‘Massaranduba’ vs Muslim Salikhov
Makwan Amirkhani vs Kamuela Kirk
Alan ‘Nuguette’ vs Mason Jones
Manon Fiorot vs Tabatha Ricci
Sean Woodson vs Youssef Zalal
Claudio Puelles vs Jordan Leavitt

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias