Desde o início dos anos 2000, o MMA vem revelando nomes que marcaram época e inspiraram novas gerações. Entre os destaques, claro, estão vários brasileiros, atletas que participaram desde o início da modalidade, passando pela evolução e chegando até os dias atuais.
No cenário de protagonismo global, lutadores do MMA viram destaque em aplicativo de apostas, reforçando o impacto do esporte dentro e fora do octógono. Saiba quando apostar e quando parar.
São vários nomes de peso, mas a ESPN realizou um levantamento sobre os principais atletas, com direito a um representante brasileiro no masculino e uma lenda como a GOAT no feminino.
Os 5 maiores atletas para a ESPN
Em quinto lugar no ranking dos maiores atletas do século 21 para a ESPN está Khabib Nurmagomedov, campeão dos leves e dono do maior reinado da história da divisão, com 1.077 dias. Foram três defesas de título e um cartel perfeito com 29 vitórias em 29 duelos.
Na quarta posição está o campeão do peso-mosca do ONE Championship e do UFC, Demetrious Johnson, que ostenta o recorde de mais defesas seguidas na história do UFC, com 11, além de ter o maior número de finalizações em duelos pelo título, com cinco.
O brasileiro Anderson Silva abre o Top 3. Com um dos maiores legados da história, foi campeão dos pesos médios. Foram 10 defesas de cinturão consecutivas, fechando seu cartel no MMA com 34 vitórias, 11 derrotas e um No Contest, com direito a 23 nocautes.
Em segundo lugar temos a lenda Georges St-Pierre. Ele manteve o cinturão do meio-médio por 2.064 dias entre 2008 e 2013, totalizando nove defesas bem-sucedidas no período. Além disso, chegou a vencer 33 rounds seguidos.
Após quatro anos aposentado, GSP retornou ao UFC para um último ato, no peso-médio. No UFC 217, em 2017, enfrentou o atual campeão, Michael Bisping, vencendo no terceiro round com um mata-leão.
O líder do ranking é Jon Jones. Campeão no meio-pesado e peso-pesado, trata-se do lutador mais jovem a chegar ao título no UFC, além de ter o maior número de triunfos nos meio-pesados. Foram 11 defesas de cinturão e 19 vitórias seguidas, um dos maiores nomes da história das competições.
Amanda Nunes liderou o ranking no feminino
O Top 5 feminino é composto por Joanna Jędrzejczyk, Valentina Shevchenko, Ronda Rousey, Cris Cyborg e, por fim, Amanda Nunes. Considerada a melhor lutadora do século, a Leoa foi campeã dos pesos-pena e galo do UFC, tornando-se a número 1 no ranking peso por peso.
Aposentada desde 2023, Amanda Nunes deve voltar ao octógono. Ela foi desafiada pela atual campeã, Kayla Harrison, e aceitou, mas ainda não existe data confirmada.
Alex Poatan pode entrar no Top 5
Nas últimas semanas, o Brasil viu mais um momento emblemático com Alex “Poatan” Pereira, que reconquistou o cinturão dos meio-pesados no UFC, com um nocaute contundente no primeiro round diante de Magomed Ankalaev.
Cotado para subir de categoria, Poatan pode alcançar um feito histórico: conquistar três cinturões em três divisões de peso diferentes. Existe a expectativa até mesmo para um duelo contra Jon Jones.