Categorias: Notícias

ONG de direitos animais cobra atitude do UFC contra Khabib Nurmagomedov; entenda

Khabib Nurmagomedov está invicto em sua carreira profissional após 28 lutas – Diego Ribas

Há alguns anos, um vídeo que mostrava Khabib Nurmagomedov ainda criança treinando wrestling com um filhote de urso viralizou na internet, tornando a história conhecida por muita gente. Mas, aparentemente, a notícia só chegou ao conhecimento da PETA (organização não governamental dedicada aos direitos animais) com a volta da circulação das imagens após a vitória do russo sobre Dustin Poirier no último sábado, pelo UFC 242.

Khabib e seu pai já admitiram que o campeão peso-leve (70 kg) do UFC costumava treinar na infância com o urso ‘de estimação’ da família. Ainda que tenham declarado que o companheiro de treinos está ‘aposentado’ há anos, dois vídeos recentes, mostrando um reencontro entre o russo e o animal, foram divulgados. Ao site ‘Business Insider’, Elisa Allen – diretora da PETA Reino Unido – fez duras críticas ao lutador e cobrou um posicionamento do Ultimate quanto à postura considerada inadequada do seu atleta.

“PETA encoraja o UFC a avaliar seu relacionamento com o Sr. Nurmagomedov até que ele demonstre uma clara mudança de atitude e compromisso em mostrar aos animais o respeito que eles merecem. Lutar com um urso acorrentado é um comportamento repugnante que demonstra uma total falta de respeito e consideração sobre o que esses animais são. Na natureza, ursos vagam por vastos territórios, se alimentam, nadam, cavam na terra, sobem em árvores, procuram por parceiros e expressam outros tipos de comportamento naturais e essenciais”, declarou Elisa Allen, diretora da PETA.

“Aqueles utilizados na Rússia para boxear, dançar, ou outras formas de entretenimento arcaico são tipicamente arrancados de suas mães ainda filhotes. Acorrentados, enjaulados, amordaçados, espancados e privados de tudo que é significativo para eles. A PETA insiste que o Sr. Nurmagomedov mantenha-se lutando contra oponentes humanos dispostos”, completou.

O caso já é de conhecimento do UFC há anos, e até hoje a organização ainda não se pronunciou oficialmente. Com isso, é improvável que a entidade tome alguma atitude drástica para punir ou repreender Khabib, que deve retornar ao octógono contra Tony Ferguson para defender pela terceira vez o cinturão do peso-leve, em data ainda a ser divulgada.

Matérias Recentes

Brasileiro recupera cinturão do Rizin em luta que começou em 2024 e terminou em 2025

O já tradicional evento de fim de ano do Rizin fechou oficialmente a temporada de…

31/12/2024

Filho de Sakuraba estreia no MMA com vitória por nocaute em apenas 26 segundos

“A maçã não cai longe da árvore” é um ditado utilizado normalmente para demonstrar a…

31/12/2024

Árbitro leva três socos ao tentar apartar confusão em luta de boxe no Japão; veja

Se engana quem pensa que o calendário dos esportes de combate havia se encerrado em…

31/12/2024

Esquadrão Brasileiro fecha 2024 com vantagem sobre o resto do mundo no UFC; veja números

No último dia do calendário de 2024, a equipe de reportagem da Ag Fight analisou…

31/12/2024

UFC destaca Carlos Prates e Jean Silva entre os principais estreantes da temporada 2024

Nesta terça-feira (31), o ano de 2024 chega ao fim. Nesta temporada, os fãs de…

31/12/2024

Darren Till ganha novo adversário para luta de boxe após desistência de Tommy Fury

Ao que tudo indica, Darren Till voltará aos ringues no dia 18 de janeiro de…

31/12/2024