Siga-nos
Demian Maia comentou sobre caso de racismo contra Vini Jr na Espanha.
Demian Maia comentou sobre caso de racismo contra Vini Jr - Reprodução/Instagram

Notícias

Mundo do MMA presta solidariedade a Vinicius Jr após caso de racismo na Espanha

Um lamentável caso de racismo ganhou as manchetes do mundo dos esportes neste final de semana. Durante um jogo no estádio Mestalla, em Valência (ESP), pela ‘LaLiga’ (liga espanhola de futebol), o brasileiro Vinícius Jr, jogador do Real Madrid, foi alvo de ataques por parte da torcida local, que gritou ‘mono’ (macaco em espanhol) e imitou sons de primata direcionados ao atleta natural de São Gonçalo (RJ). O episódio repercutiu ao redor do globo e a comunidade do MMA também se posicionou em apoio à vítima.

Através das redes sociais, vários membros do mundo das lutas prestaram solidariedade ao atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira de futebol. Pelo ‘Twitter’ (veja abaixo ou clique aqui e aqui), o ex-campeão peso-pena (66 kg) do UFC José Aldo e o próximo desafiante ao cinturão peso-mosca (57 kg) do Ultimate Alexandre Pantoja saíram em defesa de Vini Jr, pregando respeito e apoio ao compatriota.

“Respect (respeito em inglês) #ViniciusJr”, escreveu José Aldo.


“#ViniciusJr Você é gigante, não pare de lutar! Estamos com você”, exaltou Alexandre Pantoja.


Já Demian Maia, ex-lutador e atual comentarista do UFC, optou por utilizar seu perfil oficial no ‘Instagram’ para refletir sobre a situação e prestar solidariedade ao jogador de futebol (veja abaixo ou clique aqui). Na legenda de sua publicação, o faixa-preta de jiu-jitsu lamentou o ocorrido e sugeriu que o debate sobre o caso sirva para que este tipo de atitude não continue a acontecer no futuro.

“Uma das coisas mais valiosas que o esporte ensina é que nosso valor vem do nosso esforço e caráter. O que aconteceu com o Vini Jr é uma constatação que uma parte da sociedade ainda não entende isso, infelizmente. Importante o debate para que próximas gerações não perpetuem esse tipo de comportamento”, refletiu Demian Maia.

Outros membros da comunidade do MMA escolheram a ferramenta ‘stories’ do Instagram para apoiarem Vini Jr e mostrarem sua indignação com o que aconteceu na Espanha. Foram eles: Rafael dos Anjos, ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC, Antônio ‘Cara de Sapato’, campeão meio-pesado (93 kg) da temporada 2021 da PFL, Virna Jandiroba, sexta colocada no ranking peso-palha (52 kg) do Ultimate e Maria Oliveira, também atleta da divisão até 52 kg da entidade presidida por Dana White.

“Você é gigante, Vini Jr”, apoiou Antônio ‘Cara de Sapato’.

“Inacreditável em pleno 2023”, escreveu Rafael dos Anjos.

Entenda o caso

No domingo, o Real Madrid visitou a equipe do Valencia pela 35ª rodada de ‘LaLiga’, campeonato espanhol de futebol. Durante a realização do segundo tempo da partida, o brasileiro Vinícius Jr acusou a torcida local de ofendê-lo com palavras e sons racistas, obrigando o árbitro a paralisar o jogo por alguns minutos.

Depois do reinício da partida, já nos minutos finais do jogo, uma nova confusão tomou conta do campo envolvendo Vini Jr e o goleiro do Valencia, Mamardashvili. Em meio ao empurra-empurra, o jogador Hugo Duro deu um mata-leão no brasileiro, que – ao tentar se desvencilhar – soltou o braço no rosto do adversário – lance que foi posteriormente revisado pelo VAR e gerou a expulsão do atleta do Real Madrid.

Após o jogo, Vini Jr foi às redes sociais reclamar de, mais uma vez, ter sido alvo de insultos racistas por parte de torcedores rivais no campeonato espanhol, e cobrar atitude por parte de ‘LaLiga’. Apesar do apoio recebido, o brasileiro viu o presidente Javier Tebas Medrano vir a público contemporizar e acusá-lo de não saber lidar com a situação – publicação que foi criticada por fãs e parte da imprensa, além de prontamente respondida pelo atacante da Seleção Brasileira, de forma firme.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias