Siga-nos
Gabi Garcia é uma lenda do jiu-jitsu
Reprodução/Instagram

Notícias

Multicampeã de jiu-jitsu, Gabi Garcia anuncia aposentadoria dos torneios de quimono

Realizado no último domingo (12), o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro) marcou a despedida de Gabi Garcia das competições com quimono. A brasileira, lenda da modalidade, conquistou a medalha de bronze na categoria super-pesado e também no peso-absoluto. A informação foi divulgada pela própria atleta em sua conta oficial no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui).

Em um texto emocionante, Gabi narra as dificuldades que passou até chegar a um patamar de destaque no cenário mundial do grappling e mostrou gratidão ao seu mestre Fábio Gurgel, profissional que a revelou e que permaneceu com a mesma durante anos de parceria. No entanto, a brasileira deixou claro que vai permanecer em atividade em competições de luta agarrada, só que sem quimono. Tanto que a lutadora já confirmou sua participação na próxima edição do ‘ADCC’, que será realizada na temporada 2022, nos Estados Unidos.

“Obrigado jiu-jitsu! Ontem, foi um dos dias mais felizes da minha vida! Eu fui a mais vaiada da história e ontem vi todos me aplaudirem de pé, vi pessoas chorando e os agradecimentos foram inúmeros! Meu sonho era lutar mais um mundial, era agradecer ao kimono a IBJJF por tudo! Eu lutei contra todas as gerações do esporte! Mas eu lutei mesmo para as pessoas lembrarem quem é a Gabi Garcia. Assusta quando eu entro pra lutar e todos os fotógrafos estão ali esperando o melhor ângulo! Eu já fui uma delas, minha única preocupação era que horas eu iria comer e treinar. Mas depois de seis anos eu precisava estar ali, com meus alunos todos vibrando e eles sabem o quanto eu amo este esporte! Eu lembro da frase do meu mestre ‘Você prefere ser famosa ou ter dinheiro?’, eu respondi ser famosa. Mas a fama é um vinho ruim que te trás alegria, mas no dia seguinte uma dor de cabeça insuportável! Eu amo estar no mundial, eu precisava encerrar essa carreira de competidora no lugar onde me levou a ser quem eu sou”, escreveu Gabi, antes de completar.

“Eu sempre busquei o ouro, mas eu sempre amei o caminho, sempre amei me desafiar e depois de seis anos eu vi que a derrota doeu, mas eu sabia que não tinha dado meu máximo para ela! O meu obrigado fica para a pessoa que fez a Gabi, que mostrou com trabalho que mulher pode ganhar mais que homem sim e isso depende do seu trabalho e não de quem você é! Da pessoa que eu tenho tatuado o nome na minha pele! Que até hoje puxa minha orelha e fala verdades que doem! Ontem eu lutei de ‘Alliance’, lutei de Gabi! Obrigado Fábio Gurgel, que mais atletas desacreditados encontrem um mestre na vida! Você mudou a minha vida e na derrota ou na vitória você sempre esteve ali. Ao meu mestre, hoje, eu posso responder ‘Você me deu fama, sucesso e dinheiro’. Hora de fazer os meus campeões na minha academia. Obrigado toda IBJJF, meus mestres, a todos os árbitros e aqueles montam e desmontam o nosso palco, não existiriam as estrelas sem vocês! Agora, preciso descansar do pior ano da minha vida pessoal e nos vemos no ADCC, onde eu tenho tempo e cabeça para me preparar! Que vocês, meninas, não deixem essas portas fecharem! Lutem por vocês, como eu sempre lutei por mim!”, concluiu.

Gabi Garcia, de 36 anos, é uma lenda do jiu-jitsu e possui uma carreira repleta de conquistas na modalidade, incluindo múltiplas medalhas de ouro nas principais competições do cenário. Ao todo, a brasileira foi quatro vezes campeã do ‘ADCC’, seis vezes do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu e 11 vezes do Pan-americano da arte suave. Já no MMA, a atleta ostenta um cartel irretocável de seis vitórias e um ‘no contest’ (luta sem resultado).

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Notícias