Siga-nos
Usman e Chimaev ficam frente a frente pela última vez antes de entrarem em rota de colisão
Usman foi derrotado por Chimaev no UFC 294 - Matt Davies/Ag Fight

Notícias

Mudou o tom! Kamaru Usman sai em defesa de Khamzat Chimaev e aponta injustiça

Depois de se tornar rapidamente uma das maiores sensações do UFC, Khamzat Chimaev viu o ‘hype’ em torno do seu nome diminuir significativamente nos últimos tempos. Motivos para isso não faltaram. Além da baixa frequência de lutas em comparação ao seu início no Ultimate, dos problemas com a balança que o levaram a abandonar os meio-médios (77 kg) – onde já ocupava uma vaga no top 3 – e subir para o peso-médio (84 kg), o russo também perdeu prestígio ao demonstrar fraquezas dentro do octógono, especialmente contra Kamaru Usman, seu último rival. Mas, curiosamente, para o nigeriano, o ‘Lobo’ sofre com um julgamento injusto por parte da comunidade do MMA.

Em recente episódio do podcast ‘Pound 4 Pound’, Usman analisou as críticas recebidas recentemente por Chimaev e saiu em defesa do seu último algoz. Na visão do ex-campeão dos meio-médios (77 kg) do Ultimate, os detratores do russo estão avaliando seu talento de forma equivocada, baseados em expectativas fora da realidade. Vale lembrar que o nigeriano foi derrotado pelo ‘Lobo’ no UFC 294, em outubro do ano passado, após pegar o combate de última hora, na decisão majoritária dos juízes. Na ocasião, o veterano foi amplamente dominado no primeiro round, mas conseguiu se recuperar e equilibrar o embate nos assaltos seguintes.

“Por causa da minha luta (com Chimaev), as pessoas estão minimizando suas habilidades, se ele é bom ou não. Todo mundo está dizendo: ‘Ele não é tão bom’. Mas eu fui um campeão, sabe. Eu acho que ele está sendo tratado injustamente. Eu ainda acredito que ele é um problema para se lidar dentro do octógono, e eu sei por aquele primeiro round que eu tive muito trabalho”, ponderou Usman.

Mudança de tom

A declaração em defesa do rival representa uma mudança de tom por parte do nigeriano. Alguns meses depois da derrota para Chimaev no UFC 294, Usman havia se posicionado da mesma forma que as pessoas que ele acusa agora de tratarem o russo de forma injusta, minimizando o ‘hype’ criado em torno do seu algoz.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias