No próximo dia 12 de junho, Israel Adesanya e Marvin Vettori voltam a medir forças dentro do octógono mais famoso do planeta. Só que, ao contrário da primeira vez, o embate tem valor extra por valer o cinturão peso-médio (84 kg) do Ultimate, em duelo que encabeça o card do UFC 263. E caso o italiano queira se ‘vingar’ do revés sofrido para o nigeriano no passado, ele sabe o que precisa fazer. Pelo menos foi o que adiantou Michael Bisping, ex-lutador da franquia.
Em entrevista ao canal ‘The Schmo’, o ex-campeão dos médios do Ultimate apontou que a última apresentação de Adesanya mostrou brechas em seu jogo que podem ser utilizadas por Vettori. Na mais recente aparição do nigeriano, ele foi superado por Jan Blachowicz na disputa do título dos meio-pesados (93 kg), em duelo marcado pelo domínio do polonês na luta agarrada.
“Adesanya deve entrar muito confiante para essa luta por já ter derrotado Marvin Vettori. Os dois se tornaram melhores, mas acho que Vettori evoluiu mais. Acredito que Marvin, vendo a forma que Blachowicz derrotou (Israel), tem uma noção de como fazer. (…) Ele vai chegar com um plano de wrestling, como ele fez com Kevin Holland”, disse, emendando.
“Acho que a maneira de vencer Adesanya é derrubá-lo. A maioria das pessoas tentam a queda contra as grades. É mais fácil se defender, porque você pode usá-las para se levantar. O que vimos na luta contra o Blachowicz foi o polonês o levou para o chão no centro do octógono. Derrubar alguém no meio é mais difícil, mas você terá mais sucesso contra Israel porque eles não têm a grade para se apoiar, então o rival vai cair. E então, quando você o derruba, é realmente muito mais difícil se levantar se você estiver no meio do octógono, porque você não tem nada em que se apoiar”, completou o inglês.
Esse duelo marca o retorno de Adesanya à sua divisão de origem após breve passagem pelos meio-pesados, onde acabou derrotado pelo campeão da categoria, o polonês Jan Blachowicz, na tentativa de conquistar seu segundo título pelo UFC. A última defesa de cinturão do nigeriano aconteceu em setembro do ano passado, quando superou o brasileiro Paulo ‘Borrachinha’ por nocaute técnico no segundo round.
Marvin Vettori, de 27 anos, vive sua melhor fase no UFC. O italiano venceu cinco confrontos seguidos e faturou os bônus de luta e performance da noite em duas recentes aparições. Em sua trajetória no MMA profissional, onde atua desde 2013, ‘The Italian Dream’ possui um cartel de 22 combates, sendo 17 vitórias, quatro derrotas, um empate.