Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

McGregor encara Poirier em trilogia com a responsabilidade de manter legado esportivo

Principal astro do MMA na história se levarmos em consideração apenas os aspectos comercial e financeiro da modalidade, Conor McGregor ainda está longe de perder seu posto, mesmo não sendo tão assíduo dentro do octógono nos últimos anos. Já no âmbito esportivo, o irlandês vive a pior fase de sua carreira após alcançar o estrelato, tendo sido derrotado em duas de suas últimas três lutas.

Por isso, o duelo contra Dustin Poirier, neste sábado (10), pelo main event do UFC 264, em Las Vegas (EUA), possui enorme importância para o irlandês, que precisa provar que ainda faz parte da elite do MMA e, consequentemente, fazer com que seu legado esportivo continue andando lado a lado com suas façanhas no lado dos negócios, que o levaram a ser um dos atletas mais bem remunerados do mundo.

Vindo de derrota justamente para Poirier, em janeiro deste ano, o ex-campeão peso-pena (66 kg) e peso-leve (70 kg) do UFC precisará evitar ou bloquear os chutes na panturrilha do adversário, que se mostraram bastante eficazes durante o mais recente combate entre eles, e, indiscutivelmente, tiveram influência na vitória do americano, por nocaute técnico, no segundo round da disputa. Para isso, McGregor promete apresentar uma versão mais bem preparada para anular as armas do rival.

De acordo com o próprio irlandês, antes do confronto disputado na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), em janeiro deste ano, sua preparação estava mais voltada para os treinos de boxe, antecipando os trabalhos para uma especulada superluta contra o pugilista filipino Manny Pacquiao, que supostamente aconteceria nos moldes de seu duelo contra Floyd Mayweather, em 2017. Já para o embate deste sábado, McGregor garantiu ter focado completamente seu camp de treinamentos na dura missão de superar Dustin Poirier.

Outra mudança feita pelo astro da companhia para este compromisso foi a volta do Conor ‘raiz’, com seu estilo provocador. Se no último duelo contra Poirier, McGregor adotou uma postura mais ‘paz e amor’, pouco condizente com seu histórico, desta vez o irlandês trouxe de volta o ‘trash talk’ e as provocações ao rival, a fim de tentar desestabilizá-lo mentalmente.

Em todas as oportunidades que teve, seja por entrevistas ou pelas redes sociais, Conor procurou atacar o adversário, chegando inclusive a incluir a esposa de Dustin, Jolie Poirier, no meio das provocações ao americano, insinuando um suposto interesse por parte dela. Na coletiva de imprensa, realizada na última quinta-feira (8), o irlandês chegou a tentar acertar um chute contra o rival durante a tradicional encarada, sem sucesso.

Por sua vez, Poirier parece ter conseguido se manter sereno durante toda a série de ataques do ex-campeão. No mesmo compromisso com a imprensa no qual Conor se exaltou, o americano ironizou as tentativas de ‘trash talk’ do adversário, apontando para uma possível queda de rendimento do irlandês tanto dentro, como fora do octógono.

A rivalidade entre Conor McGregor e Dustin Poirier vem de longa data. O primeiro confronto entre os dois aconteceu em 2014, quando ambos ainda competiam no peso-pena, e terminou com a vitória do lutador nascido na Irlanda, por nocaute. Já no segundo encontro da dupla dentro do octógono, em janeiro deste ano, o americano se vingou e empatou o placar, ao devolver o nocaute sofrido.

Neste sábado, McGregor e Poirier voltam a medir forças, desta vez no octógono montado na ‘T-Mobile Arena’, em Las Vegas, na luta principal do UFC 264. Além de desempatar o placar do confronto entre eles, o vencedor do terceiro capítulo da trilogia deve garantir uma vaga na próxima disputa de cinturão da divisão dos leves, diante do atual campeão, o brasileiro Charles ‘Do Bronx’, que estará presente no ginásio para acompanhar pessoalmente o aguardado combate.

Confira o card completo do UFC 264:

Dustin Poirier vs Conor McGregor
Gilbert ‘Durinho’ Burns vs Stephen Thompson
Tai Tuivasa vs Greg Hardy
Irene Aldana vs Yana Kunitskaya
Sean O’Malley vs Kris Moutinho
Carlos Condit vs Max Griffin
Niko Price vs Michel Pereira
Ryan Hall vs Ilia Topuria
Trevin Giles vs Dricus du Plessis
Jennifer Maia vs Jessica Eye
Omari Akhmedov vs Brad Tavares
Zhalgas Zhumagulov vs Jerome Rivera
Hu Yaozong vs Alen Amedovski

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC