Notícias

Maurício ‘Shogun’ fará possível luta de despedida contra ucraniano no UFC Rio, diz site

A longa e vitoriosa carreira de Maurício ‘Shogun’ Rua pode ter o capítulo final no próximo dia 21 de janeiro. De acordo com o site ‘MMA Mania’, o veterano, de 40 anos, medirá forças com o ucraniano Ihor Potieria no UFC 283, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Antes de sua mais recente apresentação no octógono do Ultimate, em maio deste ano, quando foi derrotado por Ovince St-Preux, ‘Shogun’ afirmou que seus planos incluíam apenas mais duas lutas antes de pendurar as luvas definitivamente. Portanto, caso o curitibano não tenha mudado de ideia, o duelo contra Potieria no UFC Rio pode marcar sua despedida do esporte.

Pela frente, o veterano lutador brasileiro terá Ihor Potieria, que fará apenas sua segunda luta pelo UFC. O ucraniano, de 26 anos, conquistou sua vaga na organização americana após se destacar no ‘Contender Series’ e estreou no Ultimate em julho deste ano, sendo derrotado por Nicolae Negumereanu, por nocaute técnico. Apesar da pouca idade, ‘The Duelist’ possui um cartel expressivo, com 18 vitórias e três derrotas.

Caso realmente seja a última luta da sua carreira, Maurício ‘Shogun’ deixará o MMA com o status de lenda da modalidade. O curitibano surgiu para o grande público ainda no início dos anos 2000, ao se destacar no extinto evento japonês ‘Pride’, pelo qual conquistou o título do Grand Prix dos pesos-médios em 2005.

Após o fim da organização asiática, Shogun migrou para o UFC e, credenciado pelo histórico de sucesso no Japão, logo se posicionou como uma das grandes estrelas da organização. Pela entidade comandada por Dana White, o striker conquistou o cinturão dos meio-pesados (93 kg) em 2010, após nocautear o então campeão Lyoto Machida. O curitibano viria a perder o título para Jon Jones, logo na sequência, em sua primeira defesa de cinta.

Desde então, Shogun se manteve atuando contra alguns dos melhores atletas de sua categoria, com resultados mistos, mas constantemente presente no ranking top 15. O veterano, entretanto, nunca mais conseguiu uma nova oportunidade de lutar pelo cinturão. Nos últimos tempos, uma queda de rendimento ficou visível nas apresentações do ex-campeão, o que lhe rendeu duas derrotas em suas últimas lutas.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025