Paulo Borrachinha é o atleta do Ultimate mais testado pela USADA (agência antidoping americana) em 2023. De acordo com o site oficial da entidade, o peso-médio (84 kg) realizou 33 testes só neste ano, número que deve aumentar após a mais recente visita dos representantes da agência em Abu Dhabi (EAU), onde o brasileiro termina seu camp de preparação para a luta contra Khamzat Chimaev no UFC 294, dia 21 de outubro. Em suas redes sociais, o mineiro ironizou a situação.
No seu perfil oficial no ‘X’ (antigo Twitter), em resposta a uma publicação de um fã, Borrachinha fez uma promessa inusitada caso receba a jaqueta comemorativa da USADA – entregue aos atletas que passam ilesos por pelo menos 50 testes antidoping. Vale destacar que, pelos registros no site da entidade, o mineiro já foi testado 135 vezes (urina + sangue) em sete anos – números impressionantes.
“Quando eles trouxerem aquela jaqueta feia para mim, eu vou mijar nela“, escreveu Borrachinha (veja abaixo ou clique aqui).
Borrachinha segue ileso até o momento
Dono de um físico impressionante até mesmo para um atleta de alto rendimento, Paulo Borrachinha é alvo de desconfiança por parte da comunidade do MMA no que diz respeito a um possível uso de substâncias proibidas, principalmente esteroides anabolizantes. Porém, até o momento, o brasileiro segue ileso nos testes antidoping administrados pela USADA.
Apesar do alto número de testes feitos, o mineiro nunca foi flagrado em casos de doping. Sua única ocorrência com a USADA veio em 2019, quando Borrachinha foi suspenso por seis meses de forma retroativa devido ao uso de reposição intravenosa sem o pedido TUE (isenção de uso terapêutico).