Categorias: Notícias

Lyoto admite inspiração em Royce e recorda quase estreia no MMA com 17 anos

Lyoto Machida foi ex-campeão dos meio-pesados do UFC – Leandro Bernardes

Lyoto Machida fez sua estreia no MMA em 2003, no NJPW – Ultimate Crush, evento realizado em Tóquio (JAP), quando derrotou Kengo Watanabe, por decisão unânime dos jurados. No entanto, pouca gente sabe que o brasileiro quase debutou na modalidade oito anos antes. Ainda com 17 anos, por pouco o ex-campeão do UFC pisou pela primeira vez em uma área de luta em um evento de Vale-Tudo e revelou essa experiência.

Em entrevista ao vivo pelo Youtube à reportagem da Ag. Fight (clique aqui ou veja abaixo), Machida admitiu que mesmo quando estava competindo no karatê, seu sonho era lutar MMA, motivado principalmente pelas atuações de Royce Gracie, no Ultimate. Com essa vontade aflorada, o lutador recebeu um convite para participar e um circuito de lutas, em Belém (PA). Porém, por ainda sem menor de idade, acabou vetado pelos organizadores.

“Meu objetivo sempre foi o MMA, desde de assisti o Royce (Gracie), mas competia no karatê porque me achava muito jovem para o MMA. Era menino ainda, com corpo de menino. Então esperava amadurecer mais para poder lutar no MMA. Eu tinha 90 kg, e podia encarar um cara mais pesado. Então tinha que fazer essa preparação. Se bem que com 17 anos eu quase luto um evento em Belém, primeiro evento lá, estava tudo certo. O cara me chamou, mas não pode porque ele ficou com medo, porque eu tinha 17 anos, nunca tinha acontecido um evento lá”, disse, emendando.

“Era um circuito. Isso foi em 1995, 1996. Tinha que fazer três lutas para ser campeão. Meu pai falou: ‘Você não quer lutar? Só fala de Vale-Tudo, então vai lutar e o Chinzô (seu irmão) será seu técnico’. Mas o promotor ficou com medo, porque nunca tinha acontecido, teve medo de ter alguma morte e não deixou eu lutar (risos). Ia ser sem luva, sem nada. Mas eu fui lá assistir”, completou o lutador.

Lyoto Machida foi campeão meio-pesado do UFC em 2009, tentou por duas vezes reconquistar o cinturão sem sucesso e teve uma bem-sucedida mudança para os médios, chegando a disputar o cinturão contra Chris Weidman. Depois de amargar três derrotas seguidas – para Luke Rockhold, Yoel Romero e Derek Brunson –, o lutador superou Eryk Anders e Vitor Belfort – nas suas últimas lutas dentro do octógono  antes de seguir para o Bellator. Na nova organização, o brasileiro tem duas vitórias e um revés.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026