Notícias

Luto! Pioneiro no UFC e ‘vítima’ de Royce Gracie, Art Jimmerson morre aos 61 anos

O mundo das artes marciais acordou de luto nesta quinta-feira (9) com a triste notícia da morte de Art Jimmerson. Pioneiro do UFC e ex-boxeador profissional, o veterano faleceu aos 61 anos na última quarta-feira. O óbito foi informado em primeira mão pela filha do atleta à ‘ESPN’ americana. A causa da morte ainda permanece desconhecida.

Para os fãs brasileiros, Jimmerson ficou conhecido pelo emblemático combate contra Royce Gracie, no UFC 1, em 1993. À época, o conceito de MMA ainda era pouco difundido e cada lutador representava sua arte marcial. Desta forma, de quimono, o membro da família Gracie e futuro Hall da Fama do Ultimate entrou em ação para defender o jiu-jitsu. E seu primeiro oponente naquela noite foi justamente Art.

Com apenas uma luva de boxe calçada na mão esquerda, Jimmerson tentava provar a superioridade da nobre arte sobre as demais modalidades. Entretanto, o americano foi colocado para baixo e finalizado por Royce ainda no primeiro assalto da disputa. O desfecho marcou também a primeira vitória via finalização da história do UFC. Por conta da atitude inusitada, Art ficou conhecido pelo apelido ‘One Glove’ (uma luva). Através das redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), seu filho, Christian, se despediu do pai.

“Queridos amigos e família. É com o coração pesado que anunciamos o falecimento do nosso amado Art Jimmerson. Art era conhecido por seu amor a Deus, à família e ao boxe. Sua falta será profundamente sentida por todos que o conheceram. Um serviço de funeral para celebrar a vida do Art será anunciado. Somos gratos pelas demonstrações de amor e carinho nesse momento difícil. Por favor mantenham Art e sua família em seus pensamentos e orações”, informou em tom de lamento Christian Jimmerson.

Currículo no boxe

Dentro das artes marciais mistas, Art Jimmerson competiu apenas uma vez, justamente no UFC 1, diante de Royce Gracie. Mas se no MMA sua passagem foi breve, no boxe o americano construiu uma carreira sólida. Foram 33 vitórias e 18 derrotas como profissional dos ringues. Em seu auge, ‘One Glove’ enfileirou 15 triunfos consecutivos, que o motivaram a tentar representar o pugilismo dentro do Ultimate, em 1993.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025