Siga-nos

Notícias

Limpo! José Aldo alcança marca de 50 testes antidoping e ganha jaqueta do UFC

O fim de semana começou bem para José Aldo. Após passar sem maiores problemas pela balança e, consequentemente, confirmar sua presença na luta contra Marlon Vera no UFC Las Vegas 17, evento que acontece neste sábado (19), o brasileiro recebeu uma honraria que poucos atletas ostentam. Se no passado o cinturão do peso-pena (66 kg) encheu o manauara de orgulho, agora, ele atingiu a marca de realizar 50 testes antidoping aplicados pela USADA (agência antidoping americana) de forma limpa. O anúncio foi feito pelo próprio UFC nos bastidores da pesagem da atração.

Como cumpriu sua parte como atleta, o esforço de Aldo foi reconhecido. Por atingir a marca, o brasileiro recebeu a tradicional jaqueta comemorativa em uma caixa com o logo do evento pouco antes de conversar com a imprensa brasileira presente na cerimônia. Vale lembrar que, antes de José Aldo, tal honraria só foi alcançada por Daniel Cormier, Holly Holm, Donald Cerrone e Rafael dos Anjos, veteranos da companhia.

“É uma felicidade. Passar por todos os testes a limpo, fazer o esporte limpo, então fico bem feliz quanto a isso. Eles também reconhecem o atleta quando cumprem seus deveres. Fico muito lisonjeado por isso. É comprometimento. Desde o momento que a USADA entrou, fui muitas vezes testado e sempre mostrando que eu estava limpo dentro do esporte. Talvez o veterano sirva de exemplo para eles. Essa é a maneira certa de estar dentro do esporte. O exemplo não damos só dentro do ‘cage’, comemorou Aldo, que destacou a importância da USADA.

“A fase pré-USADA era uma loucura. A gente não sabia como era o rendimento de todos os atletas. Depois, vimos quem é quem. Muitos atletas caíram, não sei se usavam ou não usavam, mas a USADA veio justamente para isso. É um reconhecimento. Não só essa jaqueta, mas por tudo que fiz dentro do octógono. Com certeza, é o legado. Ninguém foi tão testado como eu fui, ‘DC’ (Daniel Cormier), como a Holly (Holm), como o Rafael (dos Anjos) também. Esse é o diferencial. O MMA mostra para as outras modalidades que aqui o controle é rigoroso”, concluiu.

José Aldo, de 34 anos, é um dos principais nomes do MMA nacional e figura marcante das categorias de peso mais leves. O ‘Campeão do Povo’ iniciou sua trajetória no esporte em 2004 e se tornou campeão do peso-pena do WEC em 2009. No UFC, a estreia aconteceu em 2011 e defendeu o cinturão da categoria até 2015, quando foi nocauteado por Conor McGregor. Atualmente, o veterano se encontra na sétima posição no ranking do peso-galo (61 kg), ainda não venceu na categoria e perdeu três lutas seguidas.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Notícias