Siga-nos

Notícias

Legado! Carlson Gracie é homenageado com estátua no Rio de Janeiro

Sergio ‘Malandro’ foi um dos ilustres alunos de Carlson Gracie – Mateus Machado

Os moradores do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, ganharam mais um ponto turístico nesta segunda-feira (12). A novidade vai agradar, principalmente, os amantes das artes marciais, já que o homenageado da vez é simplesmente Carlson Gracie. A lenda do jiu-jitsu teve seu legado exaltado através de uma estátua de cerca de 1,85m.

A escultura foi feita pelo artista plástico Edgar Duvivier e está localizada na praça Shimon Peres, próximo à estação de metrô Siqueira Campos. Filho de Carlos Gracie, responsável pela expansão do jiu-jitsu no país, Carlson foi um dos maiores mestres e difusores do esporte. O membro da família Gracie chegou até o nono grau da faixa-vermelha em vida.

Além disso, Carlson formou diversos faixas-pretas de renome como: Ricardo de La Riva, Murilo Bustamante, Ricardo Libório, Luis Roberto Bebeo, Vitor Belfort e Wallid Ismail. Quando ainda jovem, o mestre defendia o nome da família Gracie através de desafios contra praticantes de outras artes marciais a fim de provar que o jiu-jitsu era dominante frente as demais lutas.

Uma das maiores figuras da arte suave, o brasileiro faleceu após uma parada cardíaca em 2006, aos 72 anos, quando morava em Chicago, nos EUA.

Mais em Notícias