Siga-nos

Notícias

Klidson Abreu perde em decisão polêmica dos juízes no UFC Rússia

Antes de assinar com o Ultimate, Klidson Abreu acumulava três vitórias sobre atletas russos. Na sua estreia pela organização, em fevereiro deste ano, o brasileiro sofreu a primeira derrota para um lutador nascido no país europeu. E neste sábado (9), na primeira luta do card principal do UFC Rússia, o meio-pesado (93 kg) perdeu para o estreante Shamil Gamzatov e diminuiu a vantagem em seu histórico contra russos.

Com o resultado, o brasileiro – que vinha de vitória sobre Sam Alvey em julho deste ano, no UFC San Antonio – sofre a segunda derrota pela entidade e a segunda para um lutador russo. Já Gamzatov, que fazia sua estreia na organização, segue invicto em sua carreira após 14 confrontos.

A luta

Cada vez mais confortável na luta em pé, Klidson – que é oriundo do jiu-jitsu – aceitou a trocação durante todo o equilibrado primeiro round. O brasileiro dominou o centro do octógono na maior parte do assalto inicial, mas aparentemente foi mais acertado pelos golpes do adversário, ainda que sem potência.

O panorama seguiu o mesmo na etapa seguinte, com o brasileiro apostando na sua trocação. Com maior potência nos ataques, Klidson aplicou os melhores golpes e soube controlar a distância para não correr riscos. Faltando menos de um minuto para o fim do assalto, o manauara conseguiu uma queda, ampliando sua vantagem no round.

Nem mesmo o apoio da torcida, que tentou animar o atleta da casa, surtiu algum efeito na etapa final. Com boas combinações de socos e chutes, Klidson continuou dominando o combate. Já perto do final da peleja, Gamzatov conseguiu aplicar um bom direto de direita, mas o brasileiro se recuperou plenamente. No entanto, a apresentação do manauara não foi o suficiente para os juízes, que – em decisão polêmica – deram a vitória para o russo.

Primeira vitória russa no card sai em duelo de compatriotas

Em um card, compreensivelmente, lotado de atletas russos, os lutadores da casa precisaram de um duelo entre eles para assegurar o primeiro triunfo de um representante local no UFC Rússia. Coube a Rustam Khabilov conquistar a primeira vitória russa no evento, ao derrotar o compatriota Sergey Khandozhko por decisão unânime dos juízes.

Em um combate morno, Khabilov utilizou seu wrestling para ‘amarrar’ grande parte da luta e pontuar o suficiente para convencer os juízes de sua vitória depois dos três rounds regulamentares. Sem aplicar golpes contundentes ou colocar Khandozhko em perigo, Rustam triunfou basicamente com o domínio de posições que ‘travavam’ o confronto.

Com o resultado, Khabilov – veterano do UFC – conquistou sua décima vitória na organização, pela qual estreou em dezembro de 2012. O lutador, que vinha de derrota para Diego Ferreira, possui três reveses na entidade. Já Khandozhko – que estreou com vitória no Ultimate – perdeu pela primeira vez no octógono mais famoso do mundo.

Americano supera dedada no olho e finaliza russo

Proveniente do Contender Series, Karl Roberson venceu Roman Kopylov por finalização no terceiro round. Amplamente superior na trocação durante todo o confronto, o peso-médio (84 kg) ainda sofreu um corte em seu olho direito, fruto de uma dedada do russo, que, por pouco, não obrigou o médico a interromper o combate e resultou em um ponto retirado de Kopylov. Mesmo com a vitória por pontos basicamente garantida, o americano retornou ao duelo e, mesmo com um sangramento atrapalhando sua visão, levou a luta para o chão e finalizou o rival com um mata-leão.

Com a vitória no card preliminar do UFC Rússia, Roberson acumula agora quatro triunfos e duas derrotas no Ultimate. Já Kopylov, que fazia sua estreia na organização, sofreu a primeira derrota de sua carreira profissional. O russo possui oito resultados positivos e uma derrota agora em seu cartel.

Confira os resultados do UFC Rússia:

Peso-meio-pesado (93 kg) | Shamil Gamzatov venceu Klidson Abreu por decisão dividida;
Peso-meio-pesado (93 kg) | Magomed Ankalaev venceu Dalcha Lungiambula por nocaute;
Peso-meio-médio (77 kg) | Rustam Khabilov venceu Sergey Khandozhko por decisão unânime;
Peso-médio (84 kg) | Karl Roberson venceu Roman Kopylov por finalização;
Peso-meio-médio (77 kg) | David Zawada venceu Abubakar Nurmagomedov por finalização;
Peso-leve (70 kg) | Roosevelt Roberts venceu Alexander Yakovlev por decisão unânime;
Peso-galo (61 kg) | Pannie Kianzad venceu Jessica-Rose Clark por decisão unânime;
Peso-galo (61 kg) | Davey Grant venceu Grigorii Popov por decisão dividida.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias