Mesmo aposentado, Khabib Nurmagomedov segue vencendo no esporte. No último sábado (10), a ‘ESPN’ americana realizou a tradicional cerimonia do ‘ESPY Awards’, considerado como o ‘Oscar’ do esporte, para eleger os principais atletas do ano anterior e, na categoria ‘Melhor Lutador de MMA’, o russo, que se afastou da modalidade de forma invicta, faturou o prêmio.
Para receber o prêmio de ‘Melhor Lutador de MMA’ no ‘ESPY’, Khabib, ex-campeão do peso-leve (70 kg) do UFC, superou uma concorrência imponente. Além de Khabib, Amanda Nunes, Francis Ngannou e Rose Namajunas – que lideram o peso-galo (61 kg) e do peso-pena (66 kg), peso-pesado e peso-palha (52 kg), respectivamente – faziam parte da lista dos indicados ao troféu.
Khabib Nurmagomedov, de 32 anos, se aposentou sendo considerado por parte da comunidade do MMA um dos lutadores mais dominantes da história do esporte. Em sua carreira, o russo disputou 29 lutas, venceu todas e defendeu o título do peso-leve do UFC em três oportunidades. Os triunfos de maior destaque do ex-campeão da companhia foram sobre Conor McGregor, Dustin Poirier, Edson Barboza, Justin Gaethje e Rafael dos Anjos.
Mesmo afastado do octógono, Khabib informou que vai permanecer no esporte, seja como treinador ou como homem de negócios. O ex-campeão do peso-leve do UFC costuma aparecer no corner de seus amigos e parceiros de equipe e Ali Abdelaziz, seu empresário, e Daniel Cormier destacam a qualidade de ‘The Eagle’ como mentor de jovens talentos. Além disso, o russo é o presidente do EFC, sua própria organização de MMA.