Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

Notícias

Khabib diz que peso-leve deve “seguir em frente” e cita Poirier como próximo campeão

Ainda dono do cinturão peso-leve (70 kg) do UFC, apesar de ter anunciado sua aposentadoria em outubro do ano passado, Khabib Nurmagomedov parece realmente convicto de sua decisão e, ao que tudo indica, não tem planos de atrapalhar o andamento da divisão. Em entrevista à ‘Match TV’, o russo pregou que a categoria deve seguir em frente, sem a sua presença, e ainda deu sua opinião sobre quem deveria ser o próximo campeão.

Por conta de uma promessa feita à sua mãe após a morte de seu pai, Khabib pendurou as luvas logo após sua mais recente defesa de título, diante de Justin Gaethje, no UFC 254. Desde então, o Ultimate – através da figura do seu presidente, Dana White – tem tentado, até o momento sem sucesso, convencer o russo a abandonar a ideia de se aposentar e voltar a pisar no octógono mais famoso do mundo. Aparentemente irredutível com sua decisão, Nurmagomedov ainda deve ter mais uma reunião com o dirigente máximo da entidade em breve, mas, de acordo com o lutador, a resposta será a mesma.

“Eu estou focado nos meus próprios grandes projetos, quatro ou cinco deles. Tenho que gastar tempo neles. Quanto à minha carreira de lutador, eu não quero entrar em detalhes. Dana é um homem honesto, nós sempre tivemos uma relação honesta. Eu acho que ele vai deixar a mídia saber da mensagem que eu enviei a ele uma semana atrás. Não é segredo, eu apenas disse a ele como eu gostaria que as coisas se desenvolvessem, não apenas relacionadas a mim, mas a divisão peso-leve em geral. Eu disse a Dana que não quero que a divisão fique presa. Mas por outro lado, os lutadores acabaram de estar em ação e as pessoas já entenderam quem nós vamos ver lutando pelo título”, declarou Khabib, antes de completar.

“Eu sei que eles já estão fazendo planos. Eu acho que lá por maio ou junho para uma luta de título. Mas entre quem? Dana me disse que ele ainda não definiu. Eu posso dizer isso. Quando eu disse a ele que a divisão peso-leve precisa seguir em frente, ele me disse que ainda não está feito. Ele disse: ‘Quando você voar para Vegas, no final de fevereiro, nós vamos sentar e conversar’. Dana precisa tomar algum tipo de decisão. Mas qualquer decisão que seja, eu vou concordar com ela”, revelou o campeão, de acordo com a tradução do site ‘RT Sport’.

Se o UFC ainda não definiu quais atletas farão parte da próxima disputa de título para tomar posse do trono da divisão dos leves, Nurmagomedov tem um favorito nesta corrida. Para o russo, Dustin Poirier deve ser coroado como campeão da categoria por seu histórico recente, que inclui vitórias sobre grandes nomes, como o irlandês Conor McGregor.

“(Dustin) Poirier merece ser campeão, essa é a minha opinião pessoal. Olhe para quem ele enfrentou. Jim Miller, Eddie Alvarez, Anthony Pettis, Max Holloway. Ele lutou comigo, com Conor (McGregor) – esses são todos lutadores top, talvez lutadores que terminem no Hall da Fama do UFC”, ponderou Khabib.

Caso se confirme oficialmente sua aposentadoria, Khabib Nurmagomedov deixa o esporte invicto, com 29 vitórias e nenhuma derrota na carreira. A morte de Abdulmanap Nurmagomedov, seu pai e principal incentivador, em decorrência de complicações causadas pela COVID-19, no ano passado, teve grande influência na decisão do campeão de pendurar as luvas definitivamente.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias