Notícias

Khabib compara função de treinador com época de lutador: “Não sabia que seria tão difícil”

Em outubro de 2020, em seu auge, logo após defender mais uma vez o cinturão dos pesos-leves (70 kg) do UFC, Khabib Nurmagomedov surpreendeu a todos ao anunciar sua aposentadoria. Desde então, o russo não voltou atrás em sua decisão, mas também não perdeu o contato com os esportes de combate. Em uma nova função, como treinador, o wrestler virou o novo líder do ‘clã do Daguestão’. Mas se engana quem pensa que o sucesso e a carreira invicta como atleta profissional exime ‘The Eagle’ de sofrer como mentor dos novos talentos de seu país.

Com a responsabilidade de guiar inúmeros atletas até o topo do MMA, Khabib revelou ter mais dificuldade como treinador do que tinha como lutador. Em entrevista à ‘ESPN’ americana, o ex-campeão dos leves do UFC explicou que é difícil se ater apenas aos conselhos e ensinamentos passados para, no final das contas, não ter controle dos resultados que seus pupilos terão nos combates. E apesar de admitir o peso que seu atual posto representa, o russo destacou que pretende se manter na função para compartilhar o máximo de conhecimento possível com seus parceiros e alunos.

Eu não sabia que (treinar) seria tão difícil, porque quando eu lutava era mais fácil para mim. Estava me preparando para ir ao cage, eu estava lutando e estava no controle de tudo que estava acontecendo. Essa vida, a vida de um treinador, é completamente diferente da vida de lutador. Eu posso somente falar, não posso fazer nada (lá dentro). Posso somente dar conselhos aos meus irmãos e ficar do lado de fora do cage. Isso não é o que me acostumei a fazer a vida inteira. E é por isso que me dá um pouco de dor de cabeça. Estou tentando compartilhar meu conhecimento com meus irmãos porque eu aprendi muito lutando, estive lá dentro. Agora, penso que tenho tanto a compartilhar que não posso estar longe desses caras, tenho que estar aqui por eles”, comparou Khabib.

Responsabilidade dobrada no UFC 311

Se a vida como treinador tem tirado o sono de Khabib, esta semana provavelmente deve estar impedindo o russo de relaxar por um instante sequer. Afinal, o ex-campeão do UFC será responsável por guiar dois protagonistas do UFC 311, programado para este sábado (18), em Los Angeles (EUA). No ‘main event’, Islam Makhachev, seu amigo, tenta defender o título dos pesos-leves (70 kg) contra Arman Tsarukyan. Já no ‘co-main event’ da noite, Umar Nurmagomedov, seu primo, visa desbancar o campeão Merab Dvalishvili na disputa pelo cinturão dos galos (61 kg). Dado o contexto, é justo afirmar que ‘The Eagle’ terá grandes preocupações pela frente nos próximos dias.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026