Categorias: Notícias

Kamaru Usman nocauteia Colby Covington no UFC 245 e dedica vitória ao Brasil

Wrestlers de alto calibre, Kamaru Usman e Colby Covington dominaram a divisão dos meio-médios (77 kg) e tornaram inevitável o confronto no main event do UFC 245, evento realizado neste sábado (14) e que contou com três disputas de título. E como fator promocional, o americano fez e disse o que pôde para irritar o atual campeão. E ao que parece, isso só serviu de motivação para o nigeriano, que anotou um belo nocaute no último minuto de luta.

Com o triunfo, Usman colocou abaixo uma das melhores sequências de vitórias da divisão e encerrou – ao menos momentaneamente – uma rivalidade construída à base de muita polêmica e provocação. De quebra, o atleta, casado com uma brasileira, dedicou o triunfo ao nosso país – alvo constante do falastrão.

“Sou o melhor do mundo e vou continuar melhorando para dar shows como o de hoje para vocês. (…) Aí Brasil, isso foi para vocês também, foi para todo o mundo”, bradou, sob aplausos do ginásio lotado em Las Vegas (EUA).

Aos 32 anos, Kamaru amplia seu cartel para 16 vitórias e apenas uma derrota. Tropeço este que foi anotado ainda em 2013, logo em sua segunda apresentação de MMA, quando o jovem wrestler ainda era unidimensional dentro do cage.

A luta

O primeiro round foi extremamente movimentado e ficou marcado claramente pela diferença de estilo dos atletas. Enquanto Colby apostou no volume de golpes, incluindo combinações com jabs duplos ou alternando chutes com cruzados e joelhadas, Usman, que como de costume caminha em linha reta, usou a simplicidade de jabs com diretos, ou cruzados no rosto de linha de cintura. E com essa dinâmica empolgante, o vencedor por margem mínima foi o desafiante, que sequer esboçou cansaço.

O segundo assalto foi mais uma prova de que Colby evoluiu muito como lutador, principalmente na parte em pé. Mais rápido e superior na maior parte da ação, que não contou sequer com uma tentativa de queda, o americano sofreu apenas no final, quando levou um chute no rosto e chegou a balançar. Nada que abalasse nova vitória parcial.

A terceira etapa, porém, contou com a queda de rendimento do desafiante, famoso por não parar de caminhar para frente. Nesse momento, embora a luta como um todo tenha perdido sinais de emoção, Usman passou a conectar mais golpes no corpo e levou a melhor no round, ainda mais por ter sido atingido por uma dedada no olho. Equilíbrio: Colby 29 x 28 Usman.

O quarto assalto contou com um detalhe interessante. Com o supercílio sangrando, Colby disse, momentos antes do gongo indicar o reinício do cronfronto, que seu maxilar havia quebrado com os golpes do campeão nigeriano. Talvez por isso, ele tenha sido mais cauteloso nos momentos de ‘infight’. E foi ali que seu rival levou a melhor, aproveitando da vantagem de tamanho e força e aplicando golpes de saída. Tudo empatado: Colby 38 x 38 Usman.

Sentindo a mudança dos rumos do combate, Usman ditou o ritmo do último e decisivo round com agressividade. E a estratégia só deu certo quando faltavam menos de dois minutos para o final das ações. Ao sentir o peso da mão do nigeriano, Colby acusou e se tornou presa fácil. Após dois knockdowns, o americano foi salvo pelo árbitro, que interrompeu o início de um massacre.

Confira os resultados parciais do UFC 245:

Kamaru Usman nocauteou Colby Covington no 5º round;
Alexander Volkanovski venceu Max Holloway por decisão unânime;
Amanda Nunes vs Germaine de Randamie
Marlon Moraes venceu José Aldo por decisão dividida;;
Petr Yan nocauteou Urijah Faber no 3º round;
Geoff Neal nocauteou Mike Perry no 1º round;
Irene Aldana nocauteou Ketlen Vieira no 1º round;
Omari Akhmedov venceu Ian Heinisch por decisão unânime;
Matt Brown nocauteou Ben Saunders no 2º round;
Chase Hooper nocauteou Daniel Teymur no 1º round;
Brandon Moreno venceu Kai Kara-France por decisão unânime;
Jessica Eye venceu Viviane Araújo por decisão unânime;
Punahele Soriano nocauteou Oskar Piechota no 1º round.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024