Notícias

Jon Jones e St-Pierre são imortalizados no Hall da Fama do UFC, em Las Vegas

A cerimônia anual de introdução dos novos membros do Hall da Fama do UFC foi realizada nesta quinta-feira (23), em Las Vegas (EUA), e contou com casa lotada pelos fãs no teatro ‘Park Theater’. E além da tradição dos nomes imortalizados na história do esporte, o anúncio da criação de uma menção honrosa e a uma premiação ‘in memoriam’ foram os momentos marcantes da noite.

Ao todo, cinco nomes foram congratulados no evento. Enquanto Georges St Pierre foi nomeado na categoria ‘era moderna’, Jon Jones e Alexander Gustafsson adentraram na seleta lista das melhores ‘lutas’ da história do UFC. Por sua vez, Kevin Randleman, falecido em 2016, teve seu nome introduzido como membro da ‘era moderna’ e Marc Ratner como ‘contribuidor’.

Luta histórica

Sem competir desde fevereiro de 2020, Jon Jones deu uma rápida pausa nos intensos treinos de musculação que faz para subir de peso e se apresentar como peso-pesado no octógono. Nesta noite, em Las Vegas, o veterano se apresentou sorridente diante da plateia para, de acordo com ele, improvisar em seu discurso.

Como Gustafsson, rival do duelo realizado em setembro de 2013, não pôde viajar a tempo para os Estados Unidos por conta das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, coube a ‘Bones’ relembrar detalhes curiosos do embate, como o ritual que mantinha com sua mãe toda manhã antes de suas lutas.

“Ela sempre vinha ao meu quarto e dizia que eu venceria facilmente, que nocautearia o meu rival no primeiro round. Naquela manhã ela disse que eu venceria ele tranquilamente. Pois é, ela estava errada (risos)”, se divertiu o atleta ao mencionar a batalha de cinco assaltos que quase lhe custou o cinturão dos meio-pesados (93 kg).

Por fim, Jon Jones prometeu se apresentar em alto nível como peso-pesado na temporada 2022 do UFC. “Estou com 113 kg no momento e meu plano é chegar aos 120 kg. Quero fazer o Francis Ngannou parecer pequeno. Sei que será difícil”, finalizou.

Era Moderna

Oficialmente aposentado do MMA, o canadense Georges St-Pierre foi um dos atletas mais dominantes da história do esporte. Com um cartel de 26 vitórias e apenas duas derrotas, o atleta foi campeão em duas categorias de peso no UFC e estabeleceu algumas marcas na organização.

Como grande honra, GSP contou com a apresentação de Royce Gracie, primeiro hall da fama do UFC, que não economizou nos elogios: “Ele é uma versão melhor de mim mesmo”, “Ele seria um grande Gracie, mesmo que muito bonito para um Gracie”.

Sem cerimônias, o ex-campeão dos meio-médios (77 kg) e dos médios (84 kg), apontado por alguns com o maior atleta da história do esporte, retribuiu as palavras: “Você foi a minha inspiração, foi por sua causa que cheguei aqui”, “ É uma honra ser anunciado pelo pioneiro do esporte”.

Louis Grasse

‘In Memoriam’

Primeiro campeão peso-pesado do UFC, Mark Coleman esteve presente para receber o prêmio do amigo e ex-parceiro de treino Kevin Randleman, também campeão da categoria no início dos anos 2000, ao lado de sua esposa, Elizabeth Randleman. Curiosamente, o prêmio foi entregue por Bas Rutten, outro grande amigo e membro do Hall da Fama que travou uma icônica batalha com Kevin no octógono, em 1999.

O holandês relembrou a dificuldade que atravessou para vencer o confronto, além de apontar algumas dos principais momentos de Randleman no MMA – como sua vitória por nocaute contra Mirko ‘Cro Cop’ e a famosa queda que quase acabou com a invencibilidade de Fedor Emelianenko no Pride.

Louis Grasse

Nova premiação

Por fim, Dustin Poirier, peso-leve (70 kg) do UFC, recebeu a inédita menção honorária pela criação e investimento em sua ONG ‘The Good Fight Foundation’. Em seu discurso, o atleta relembrou a importância de sua fundação, criada em 2018, e recebeu uma doação de 25 mil dólares dos patrocinador do show.

Matérias Recentes

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026

Diego Lopes e Volkanovski batem o peso e confirmam revanche pelo cinturão no UFC 325

Na madrugada desta sexta-feira (30), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a pesagem oficial…

30/01/2026