Joanna Jedrzejczyk vivia um momento instável no Ultimate, com três derrotas nas últimas quatro lutas. No entanto, a ex-campeã peso-palha (52 kg) mostrou que voltou a viver sua boa fase e venceu a americana Michele Waterson, na luta principal do UFC Tampa, neste sábado (12), por decisão unânime dos jurados.
Agora a polonesa alcança sua décima vitória na organização, enquanto a americana tem interrompida sua sequência de três triunfos.
A luta
O primeiro round não teve grandes emoções e mostrou um duelo de estratégias distintas. Enquanto Joanna focava na sua trocação, Waterson travava o combate, utilizando a luta agarrada. Entretanto, na reta final da parcial, a polonesa aderiu o jogo da adversária e a pressionou contra a grade para usar joelhadas.
Joanna iniciou o segundo assalto chutando as pernas de Waterson, que esperou uma brecha para tentar um single leg. Mas a polonesa estava com a defesa de queda em dia. Para fugir da trocação, a americana, que estava com o rosto já bem machucado, buscava o duelo agarrado, mas sem incomodar em nada a oponente.
No início do terceiro round, Waterson já dava sinais que estava sentindo a perna, em decorrência dos chutes de Jedrzejczyk. Ciente disso, a polonesa seguia sua tática, com belas combinações de golpes. Além de estar superior na parte em pé, Joanna também derrubou a rival, mas não teve efetividade no solo. No fim, a americana enfim ficou em uma posição de dominância, quando pegou as costas da adversária e insistiu no estrangulamento, que foi bem defendido.
Com uma movimentação e um gás em dia, Joanna mantinha bem seu jogo rápido e utilizando os chutes, tanto na perna, quanto altos. Com uma envergadura menor que a adversária, Waterson tentava se aproximar, mas logo era atacada, sofrendo com o clinch da polonesa, que explorava com sucesso as joelhadas.
Antes do início do quinto e último round, Joanna recebeu um tratamento à base de gelo no pé direito, que estava bem inchado, fruto de diversos chutes na peleja. Mas isso não diminuiu o ímpeto da polonesa, que seguia bem seu plano de jogo. Waterson tentou usar sua luta agarrada para pegar as costas da lutadora europeia e usar um mata-leão, mas em vão.
Confira os resultados do UFC Tampa:
Joanna Jedrzejczyk venceu Michelle Waterson por decisão unânime;
Cub Swanson venceu Kron Gracie por decisão unânime;
Niko Price venceu James Vick por nocaute no primeiro round;
Amanda Ribas venceu Mackenzie Dern por decisão unânime;
Matt Frevola venceu Luis Peña por decisão dividida;
Eryk Anders venceu Gerald Meeschaert por decisão dividida;
Ryan Spann finalizou Devin Clark no segundo round;
Mike Davis venceu Thomas Gifford por nocaute no terceiro round;
Alex Morono venceu Max Griffin por decisão unânime;
Deiveson Figueiredo finalizou Tim Elliott no primeiro round;
Marlon Vera venceu Andre Ewell por nocaute técnico no terceiro round;
Miguel Baeza venceu Hector Aldana por nocaute técnico no segundo round;
Marvin Vettori venceu Andrew Sanchez por decisão unânime;
JJ Aldrich venceu Lauren Mueller por decisão unânime.