Categorias: Notícias

‘Jacaré’ revela por que recusou ser substituto em disputa pelo cinturão do UFC

Ronaldo ‘Jacaré’ ainda busca uma chance pelo cinturão antes de se aposentar – Diego Ribas

Ronaldo ‘Jacaré’ voltará à ação pelo UFC no dia 27 de abril, quando terá pela frente Yoel Romero, atual primeiro colocado no ranking dos pesos-médios (84 kg). No entanto, antes de a organização agendá-lo contra o cubano, foi-lhe oferecido o posto de substituto na disputa pelo cinturão interino da categoria. E o motivo para o brasileiro ter recusado a oportunidade foi, segundo ele, o baixo valor oferecido pelo evento, que não cobriria nem mesmo os gastos com seu treinamento.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Jacaré’ explicou que o UFC ofereceu a ele a chance de disputar o cinturão interino dos médios, caso Israel Adesanya ou Kelvin Gastelum se lesionassem ou não batessem o peso para o duelo do dia 13 de abril, em Atlanta (EUA). Porém, o capixaba ressaltou que um dos motivos para ele continuar em atividade aos 39 anos é a remuneração financeira. E, de acordo com ele, o valor oferecido pelo Ultimate não corresponderia ao esforço que teria de fazer.

“Quando me ofereceram o Romero, eu falei na hora que ‘sem problemas, eu luto’. Eles me ofereceram também para ser substituto na luta do Adesanya contra o Gastelum. Mas, quando eles falaram o valor para ser o substituto, e tendo que bater o peso, para mim foi muito pesado. Falei: ‘Cara, eu estou nesse esporte para ganhar dinheiro e principalmente para ser campeão’. E o que eles me ofereceram não cobria nem meu camp de treinamento. Tinha que estar lá e bater os 84 kg. Parece que eles não têm noção do quão difícil é você treinar e bater o peso para a luta. E aquele era o valor que eles achavam que tinham que me pagar, mas falei que assim não dava. Menos da metade (da bolsa habitual). É uma coisa que não faz sentido”, contou o lutador.

Apesar da recusa em ser substituto na disputa do cinturão interino, ‘Jacaré’ topou o desafio de enfrentar Romero, algo que a princípio não estava em seus planos. Inicialmente, o cubano estaria escalado para enfrentar Paulo ‘Borrachinha’, mas, por motivo ainda não esclarecido, o lutador mineiro foi afastado do duelo agendado para a Flórida (EUA). E esta foi a segunda vez consecutiva que Ronaldo apareceu para salvar um confronto, já que, em novembro do ano passado, ele foi escalado no lugar de Luke Rockhold contra Chris Weidman.

“A expectativa é boa, estou feliz de ter a oportunidade de fazer essa luta (…). Eu tenho pedido para lutar contra adversários tops, e essa luta aconteceu meio que por acidente. Na primeira vez (contra Weidman), o Rockhold se machucou. E na segunda vez, agora, não sei o que aconteceu (com ‘Borrachinha’). Mas eu estou bem feliz em ter a oportunidade de lutar aqui e fazer a luta principal contra o número um da minha divisão”, comemorou.

Após nocautear Weidman no terceiro round em 2018, ‘Jacaré’ ganhou moral no UFC e voltou a ser apontado como um dos que podem disputar em breve o cinturão, caso mantenha a sequência de vitórias. Apesar disso, o brasileiro não pensa nessa possibilidade no momento e afirma que esta possibilidade depende apenas de Dana White, presidente do UFC.

“Não estou pensando em cinturão. Quero vencer esta luta contra o Romero, estou focado, e as coisas vão acontecer naturalmente se tiverem que acontecer. (…) Tem que perguntar isso para o Dana White (risos). Tem que perguntar para os caras, porque são os caras que controlam o jogo. Eu quero vencer esta luta. No dia 27, estarei pronto para lutar contra o Romero, e é isso. O resto da história a gente vai ver depois. Vai ser um combate eletrizante, como foi o outro. Eu nunca perdi uma revanche. E dessa vez não vai ser diferente”, concluiu.

Próximo dos 40 anos, ‘Jacaré’ não mantém uma sequência de vitórias desde as temporadas de 2016 e 2017, quando superou Vitor Belfort e Tim Boetsch, respectivamente. De lá para cá, alternou resultados negativos e positivos nos últimos quatro duelos. Ao longo da carreira profissional como atleta de MMA, ele somou, até o momento, 26 triunfos, seis derrotas e uma luta sem resultado. Já Romero teve o braço levantado em 13 dos 16 confrontos contabilizados no cartel.

Matérias Recentes

Edson Barboza faz campanha por luta pelo cinturão BMF contra Max Holloway

Crítico do denominado ‘trash talk’, Edson Barboza evita alfinetar ou provocar adversários para conseguir lutas…

16/05/2024

Casamento secreto no UFC! Luana Pinheiro revela união com Matheus Nicolau

No início desta temporada, Luana Pinheiro viveu um importante momento de sua vida pessoal, revelado…

16/05/2024

Evento estelar! Dana anuncia lutas dos campeões Aspinall e Edwards no UFC Manchester

Nesta quinta-feira (16), Dana White acabou com o mistério e, através das redes sociais (veja…

16/05/2024

Empolgado com vitória, Moicano detona estrela do boxe e reforça desafio a Pimblett

Renato 'Moicano' vive grande fase na carreira e aproveita as oportunidades que surgem. Na última…

16/05/2024

Strickland acusa Borrachinha de não assinar contrato de luta e ataca: “Achei que seria homem”

Um dos lutadores mais polêmicos da atualidade, Sean Strickland constantemente se mostra disposto a causar…

16/05/2024

Moicano aprova estreia vitoriosa em evento de grappling do UFC: “Pode virar minha casa”

Às vésperas de competir no UFC Fight Pass Invitational 7, na última quarta-feira (15), em…

16/05/2024