Categorias: Notícias

‘Jacaré’ revela por que recusou ser substituto em disputa pelo cinturão do UFC

Ronaldo ‘Jacaré’ ainda busca uma chance pelo cinturão antes de se aposentar – Diego Ribas

Ronaldo ‘Jacaré’ voltará à ação pelo UFC no dia 27 de abril, quando terá pela frente Yoel Romero, atual primeiro colocado no ranking dos pesos-médios (84 kg). No entanto, antes de a organização agendá-lo contra o cubano, foi-lhe oferecido o posto de substituto na disputa pelo cinturão interino da categoria. E o motivo para o brasileiro ter recusado a oportunidade foi, segundo ele, o baixo valor oferecido pelo evento, que não cobriria nem mesmo os gastos com seu treinamento.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Jacaré’ explicou que o UFC ofereceu a ele a chance de disputar o cinturão interino dos médios, caso Israel Adesanya ou Kelvin Gastelum se lesionassem ou não batessem o peso para o duelo do dia 13 de abril, em Atlanta (EUA). Porém, o capixaba ressaltou que um dos motivos para ele continuar em atividade aos 39 anos é a remuneração financeira. E, de acordo com ele, o valor oferecido pelo Ultimate não corresponderia ao esforço que teria de fazer.

“Quando me ofereceram o Romero, eu falei na hora que ‘sem problemas, eu luto’. Eles me ofereceram também para ser substituto na luta do Adesanya contra o Gastelum. Mas, quando eles falaram o valor para ser o substituto, e tendo que bater o peso, para mim foi muito pesado. Falei: ‘Cara, eu estou nesse esporte para ganhar dinheiro e principalmente para ser campeão’. E o que eles me ofereceram não cobria nem meu camp de treinamento. Tinha que estar lá e bater os 84 kg. Parece que eles não têm noção do quão difícil é você treinar e bater o peso para a luta. E aquele era o valor que eles achavam que tinham que me pagar, mas falei que assim não dava. Menos da metade (da bolsa habitual). É uma coisa que não faz sentido”, contou o lutador.

Apesar da recusa em ser substituto na disputa do cinturão interino, ‘Jacaré’ topou o desafio de enfrentar Romero, algo que a princípio não estava em seus planos. Inicialmente, o cubano estaria escalado para enfrentar Paulo ‘Borrachinha’, mas, por motivo ainda não esclarecido, o lutador mineiro foi afastado do duelo agendado para a Flórida (EUA). E esta foi a segunda vez consecutiva que Ronaldo apareceu para salvar um confronto, já que, em novembro do ano passado, ele foi escalado no lugar de Luke Rockhold contra Chris Weidman.

“A expectativa é boa, estou feliz de ter a oportunidade de fazer essa luta (…). Eu tenho pedido para lutar contra adversários tops, e essa luta aconteceu meio que por acidente. Na primeira vez (contra Weidman), o Rockhold se machucou. E na segunda vez, agora, não sei o que aconteceu (com ‘Borrachinha’). Mas eu estou bem feliz em ter a oportunidade de lutar aqui e fazer a luta principal contra o número um da minha divisão”, comemorou.

Após nocautear Weidman no terceiro round em 2018, ‘Jacaré’ ganhou moral no UFC e voltou a ser apontado como um dos que podem disputar em breve o cinturão, caso mantenha a sequência de vitórias. Apesar disso, o brasileiro não pensa nessa possibilidade no momento e afirma que esta possibilidade depende apenas de Dana White, presidente do UFC.

“Não estou pensando em cinturão. Quero vencer esta luta contra o Romero, estou focado, e as coisas vão acontecer naturalmente se tiverem que acontecer. (…) Tem que perguntar isso para o Dana White (risos). Tem que perguntar para os caras, porque são os caras que controlam o jogo. Eu quero vencer esta luta. No dia 27, estarei pronto para lutar contra o Romero, e é isso. O resto da história a gente vai ver depois. Vai ser um combate eletrizante, como foi o outro. Eu nunca perdi uma revanche. E dessa vez não vai ser diferente”, concluiu.

Próximo dos 40 anos, ‘Jacaré’ não mantém uma sequência de vitórias desde as temporadas de 2016 e 2017, quando superou Vitor Belfort e Tim Boetsch, respectivamente. De lá para cá, alternou resultados negativos e positivos nos últimos quatro duelos. Ao longo da carreira profissional como atleta de MMA, ele somou, até o momento, 26 triunfos, seis derrotas e uma luta sem resultado. Já Romero teve o braço levantado em 13 dos 16 confrontos contabilizados no cartel.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026