Siga-nos

Notícias

‘Jacaré’ inicia trajetória nos meio-pesados contra polonês no UFC São Paulo

Blachowicz e ‘Jacaré’ fazem lutam principal em São Paulo – Leandro Bernardes/PxImages

Neste sábado (16), o UFC retorna a São Paulo para a realização de mais uma edição. E para abrilhantar o espetáculo, a luta principal do evento terá a estreia de Ronaldo ‘Jacaré’ no peso-meio-pesado (93 kg) contra o perigoso Jan Blachowicz. Já pelo co-main event da noite, o veterano Maurício ‘Shogun’ mede forças contra o escocês Paul Craig.

Após passar anos entre os principais atletas do peso-médio (84 kg), ‘Jacaré’ decidiu subir de categoria e respirar novos ares. Já em sua estreia, o brasileiro será ‘recebido’ logo pelo atual sexto colocado do ranking da divisão. Ainda que venha de quatro vitórias e quatro derrotas em suas últimas oito pelejas, o faixa-preta de jiu-jitsu terá a chance de, com um triunfo neste sábado sobre o embalado rival, já se posicionar de forma a pleitear em breve uma oportunidade de disputar o cinturão até 93 kg, atualmente em posse de Jon Jones.

Após um início de trajetória claudicante no Ultimate, Jan Blachowicz colocou a carreira nos trilhos e vive boa fase na organização. O polonês acumula cinco triunfos em seus últimos seis combates no octógono. A última vitória, sobre Luke Rockhold, via nocaute, em julho deste ano, pode servir de alerta a Ronaldo ‘Jacaré’. Assim como o brasileiro, o americano – ex-campeão peso-médio do UFC – fazia seu debute na categoria até 93 kg, e acabou nocauteado pelos potentes golpes do lutador europeu.

Já pelo co-main event, Maurício ‘Shogun’ , que vem de quatro triunfos em suas últimas cinco lutas, tenta manter o bom momento vivido com mais uma vitória. O ex-campeão meio-pesado do UFC, que inicialmente enfrentaria Sam Alvey, viu seu adversário ser trocado restando pouco mais de 15 dias para o evento, sendo finalmente escalado para enfrentar Paul Craig. E no que depender da encarada protagonizada pelos dois no media day, realizado na última quinta-feira (14), o duelo entre eles promete ser um dos mais empolgantes do card.

Craig possui quatro vitórias e o mesmo número de derrotas em sua trajetória no Ultimate desde sua estreia, em dezembro de 2016. O confronto contra ‘Shogun’, aceito com pouco tempo de preparação, será o quarto no ano para o escocês. De olho em um resultado positivo, Paul pode se apegar ao fato de já ter vencido dois lutadores brasileiros dentro do octógono mais famoso do planeta. O lutador europeu derrotou Henrique ‘Frankenstein’ em seu debute na organização, e finalizou Vinícius ‘Mamute’ em sua última apresentação, em setembro deste ano.

Ainda pelo card principal do show, Charles ‘Do Bronx’, recordista de vitórias por finalização no UFC, vai em busca de mais um triunfo para o cartel contra o americano Jared Gordon. Já pela parte preliminar do evento, Renan ‘Barão’ – ex-campeão peso-galo (61 kg) da entidade – tenta retomar o caminho das vitórias, após quatro reveses consecutivos, contra o compatriota Douglas D’Silva.

O UFC São Paulo acontece neste sábado, no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista. O card preliminar tem previsão de início às 19h, horário de Brasília. No total, 15 atletas brasileiros estarão presentes no card, sem contar Luiz Eduardo Garagorri, que nasceu no Brasil, mas representa o Uruguai.

Card completo do UFC São Paulo:

Peso-meio-pesado | Ronaldo ‘Jacaré’ vs Jan Blachowicz
Peso-meio-pesado | Maurício ‘Shogun’ vs Paul Craig
Peso-leve | Charles ‘Do Bronx’ vs Jared Gordon
Peso-médio | Antônio Arroyo vs André ‘Sergipano’ Muniz
Peso-médio | Markus ‘Maluko’ vs Wellington Turman
Peso-meio-médio | Sérgio Moraes vs James Krause
Peso-pena | Ricardo ‘Carcacinha’ Ramos vs Luiz Eduardo Garagorri
Peso-leve | Francisco ‘Massaranduba’ vs Bobby Green
Peso-meio-médio | Warlley Alves vs Randy Brown
Peso-pena | Renan ‘Barão’ vs Douglas D’Silva
Peso-mosca feminino | Ariane Lipski vs Isabela de Padua
Peso-galo feminino | Vanessa ‘Miss Simpatia’ Melo vs Tracy Cortez

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias