Siga-nos

Notícias

‘Jacaré’ admite que não migraria do jiu-jitsu para o MMA atualmente; entenda

Ronaldo ‘Jacaré’ é um dos representantes do jiu-jitsu no UFC – Lais Rechenioti

Antes de migrar definitivamente para o MMA profissional, em 2006, Ronaldo ‘Jacaré’ era um dos principais nomes do jiu-jitsu. Com títulos mundiais em cima do tatame, além de ter protagonizado duelos históricos, o brasileiro marcou época na arte suave e até hoje é lembrado pelos seus feitos. Porém, mesmo em seu auge, o atleta não foi recompensado financeiramente como se vê nos dias de hoje e acabou obrigado a seguir o caminho de muitos e fazer a transição de modalidade.

Em entrevista ao vivo pelo ‘Youtube’ à reportagem da Ag. Fight, ‘Jacaré’ revelou que se competisse jiu-jitsu atualmente jamais pensaria em mudar para o MMA, justamente pelo fato dos campeonatos desse esporte premiarem seus campeões em dinheiro – ao contrário do cenário vivido pela sua geração.

“Era impossível (ganhar dinheiro no jiu-jitsu). Ganhei dinheiro dando seminários, praticamente comprei uma casa dessa maneira. Mas era seminário demais. Hoje em dia nem consigo mais olhar para isso (risos). Já trabalhei bastante. Agora toda semana tem campeonato que dá dinheiro”, disse o lutador, antes de exaltar seu amor pela arte suave.

“Ah, não. Migrava nada. Eu gosto de luta, mas sou apaixonado pelo jiu-jitsu. Mas sempre quis casar, ter família, sustentar minha família. Tem porrada, vai dar dinheiro, eu gosto. Não é minha paixão, mas eu gosto de fazer, treinar, aprender. Eu também fui mais pelo desafio também”, completou o atleta que tem 14 vitórias por finalização no MMA.

Apesar de destacar a evolução do jiu-jitsu, tanto no ponto de vista financeiro, quanto das novas técnicas da geração atual, o lutador descartou voltar a competir no tatame em uma competição oficial. ‘Jacaré’ admitiu que continua acompanhando as competições, mas afirmou que seu momento na modalidade já passou.

“Acompanho (os campeonatos que acontecem). Eles (novos lutadores) estão em uma evolução grande, criaram umas alavancas, chaves loucas, berimbolos. A minha época já passou, marquei história quando lutei e agora só olhos os campeões lutando. Já lutei muito jiu-jitsu, minha última competição foi em 2005, nem faz mais sentido eu lutar. Deixa para essa galera nova lutar. Eu não acho que vai ser legal para mim e vai me acrescentar algo. Agora foi passar meu conhecimento para frente, abrir minha academia”, completou o faixa-preta.

Mais em Notícias