Siga-nos

Notícias

Irene Aldana mira disputa de título em caso de vitória contra Ketlen Vieira no UFC 245

Em duelo de tops da categoria, Irene Aldana enfrenta Ketlen Vieira no UFC 245 – Diego Ribas

Neste sábado (14), Irene Aldana vai em busca da vitória mais importante de sua carreira contra a invicta Ketlen Vieira, pelo UFC 245, em Las Vegas (EUA). Um triunfo sobre a brasileira – segunda colocada no ranking peso-galo (61 kg) – pode encurtar o caminho da mexicana, atual número dez da lista, rumo a uma disputa pelo cinturão da categoria, que será posto em jogo no duelo entre a campeã Amanda Nunes e a desafiante Germaine De Randamie, no mesmo evento.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight durante o media day, realizado na quinta-feira (12), Irene defendeu o direito da vencedora do confronto entre ela e Ketlen ser alçada ao posto de próxima desafiante ao título. O Ultimate pode chegar a um impasse caso Amanda mantenha o cinturão peso-galo neste sábado, já que a brasileira também detém a cinta do peso-pena (66 kg).

A categoria de peso mais alta entre as mulheres no UFC não vê uma disputa pelo título desde que Amanda conquistou o cinturão ao nocautear Cris ‘Cyborg’, em dezembro de 2018. Para evitar que o hiato se torne ainda maior, a entidade pode definir que a próxima batalha da baiana seja no peso-pena, o que atrasaria os planos de Aldana. Questionada se aceitaria subir de divisão caso a organização oferecesse o title shot imediato, a mexicana deixou no ar a possibilidade.

“Eu acho que é óbvio. Quem vencer essa luta (contra Ketlen) vai se tornar a desafiante número um pelo título. Eu deixo essa decisão para o UFC, eles sempre decidem o que fazer. Não sei se eles vão me fazer esperar a Amanda (Nunes) defender o cinturão peso-pena, ou se eles vão querer que eu enfrente outra garota. Eu não sei, (mas) estou preparada para o que o UFC decidir”, declarou Aldana, antes de comentar sobre uma possível disputa pelo título no peso-pena.

“Eu teria que falar com meu nutricionista e com meus treinadores. Talvez (eu consiga), eu não sei, poderia ser uma opção, mas não tenho certeza”, declarou a mexicana, sem muita convicção.

Para pensar em disputar um título, seja no peso-galo ou no peso-pena, Irene terá que fazer o que nenhuma outra adversária conseguiu até o momento, derrotar Ketlen Vieira. E para isso, Aldana aposta no maior ritmo de luta, já que esta será seu quarto combate no ano, enquanto a brasileira está afastada dos octógonos desde março de 2018. Além disso, a mexicana afirmou que buscará fugir da luta de solo, uma das especialidades da manauara, que é faixa-preta de jiu-jitsu.

“Eu acho que o jeito como eu estive ativa neste ano é um ponto positivo. Ela ficou muito tempo afastada, talvez seja uma vantagem para mim, já que eu estou tão ativa. Acho que sou mais técnica na trocação, mas não quero menosprezá-la. Ela tem uma trocação forte, é forte fisicamente, bate duro e coloca mais pressão. Eu sou mais técnica, então talvez isso seja bom para mim nessa luta”, comentou Irene, antes de falar sobre sua estratégia.

“O forte dela é o chão, meu ponto forte é em pé. Não é uma estratégia de se esconder, mas obviamente eu vou tentar manter a luta em pé. Estou preparada, estou mais completa e se a luta for para o solo, vou ser capaz de resolver o problema, e talvez eu consiga uma finalização. Vou estar pronta para onde a luta for”, concluiu.

O UFC 245 contará com três disputas de cinturão no seu card principal. Além de Amanda Nunes, que defende seu título peso-galo contra Germaine De Randamie, Max Holloway busca se manter campeão peso-pena contra Alexander Volkanovski, e Kamaru Usman mede forças com Colby Covington pelo título do peso-meio-médio (77 kg) do Ultimate.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias