Categorias: Notícias

Inspirado em Demian e ‘Do Bronx’, Gracie detalha preparação para disputar cinturão do Bellator

Neiman Gracie está a menos de um mês da maior luta de sua carreira no MMA. No dia 14 de junho, o brasileiro encara Rory MacDonald, o atual campeão meio-médio (77 kg) do Bellator, na semifinal do Grand Prix da categoria. Em caso de vitória sobre o canadense, o especialista em jiu-jitsu enfrentará o compatriota Douglas Lima na final do torneio.

Com foco apenas em Rory, Neiman elogiou o campeão, mas destacou que caso a luta vá para o solo terá uma vantagem sobre o canadense. Cauteloso, no entanto, o membro da família Gracie projetou, durante conversa exclusiva com a reportagem da Ag Fight, um confronto longo pela frente e destacou que pretende se espelhar no último adversário de MacDonald – Jon Fitch, que conseguiu anular o jogo do campeão e empatou por pontos o duelo.

“Com certeza (maior desafio da carreira). Estou super animado, luta pelo cinturão, né? Não tinha como ser diferente. Acho que vai ser uma luta bem dura porque meu oponente é um cara bem completo. Mas no chão estou um nível acima de todos os outros, então se eu levar para o chão tenho chances de vencer. Espero que ela (luta) acabe por finalização no quarto round com uma ‘mata-leão’ pelas costas. Vou ter que cansar esse bicho um pouco antes para poder pegar”, destacou Neiman, antes de detalhar sua estratégia.

“A maioria das minhas lutas foi assim. Lutei com caras que nunca tinham sido finalizados e eram bom ‘strikers’. Mas como eu disse, o meu jiu-jitsu é diferenciado, então se eu colocar para baixo tenho grandes chances de finalizar lá. Vi a última luta dele contra o Jon Fitch, que é um cara que tem um jogo parecido com o meu. Então acho que esse jogo de pressionar ele na grade e tentar derrubar vai ser uma boa estratégia”, completou o brasileiro.

Apesar de atuar pelo Bellator, Neiman se espelha em atletas do Ultimate. Craque na ‘arte suave’, o meio-médio procura acompanhar, como não poderia deixar de ser, lutadores que possuem um estilo semelhante ao seu. Demian Maia, um dos maiores representantes do jiu-jitsu no MMA, é um exemplo dessa lista, com quem o Gracie chegou inclusive a treinar e pedir dicas pessoalmente.

“O Demian é com certeza uma das referências que a gente tem, já tive a oportunidade de treinar com ele. Toda vez que vejo eu perturbo muito ele, fazendo mil perguntas, porque me espelho muito nele. Me espelho mais no pessoal que procura o grapping na luta, no Demian, no Khabib, no Charles ‘Do Bronx’, quem busca a luta agarrada mesmo, porque gosto muito de ver esse pessoal lutando”, opinou e membro da família Gracie, em conversa com a Ag Fight.

A luta entre Neiman e MacDonald será a co-principal do card de número 222 do Bellator, com sede em Nova York (EUA). O combate principal também envolve brasileiro e será disputado na categoria dos meio-pesados (93 kg) – Lyoto Machida mede forças com o veterano americano Chael Sonnen.

Matérias Recentes

Vinícius LokDog abre o jogo sobre dificuldade às vésperas do UFC Vegas 113

Às vésperas de mais um compromisso no UFC, Vinícius ‘LokDog’ abriu o jogo sobre um…

04/02/2026

Kamaru Usman questiona performance de Diego Lopes no UFC 325: “Mudou seu estilo de luta”

Antes de entrar em ação no UFC 325, no último sábado (31), Diego Lopes prometeu…

04/02/2026

Ian Machado Garry provoca Shavkat Rakhmonov após nova cirurgia; veja

A rivalidade entre Ian Machado Garry e Shavkat Rakhmonov ganhou um novo capítulo fora do…

04/02/2026

Retorno ameaçado? Jon Jones revela problema de artrite e possibilidade de uso de prótese

Uma declaração do lutador considerado o melhor de todos os tempos do MMA pegou os…

04/02/2026

Exemplo! Carlos Prates dá lição de respeito ao recusar provocação envolvendo esposa de Ian Garry

Durante uma sessão de perguntas e respostas com fãs no UFC 325, uma atitude de…

04/02/2026

Jean Silva decreta fim da amizade com Maurício Ruffy: “Quero distância dele”

Na última semana, um assunto inusitado dominou a comunidade do MMA brasileiro: o fato de…

04/02/2026