Siga-nos

Notícias

Indeciso sobre mudança de categoria, Frankie Edgar encara ‘Zumbi Coreano’ no UFC Coreia

Chan Sung Jung encara Frankie Edgar em casa, no UFC Coreia do Sul – Erik Engelhart

Frankie Edgar nunca escondeu sua relutância em descer para o peso-galo (61 kg), apesar dos pedidos de seus treinadores e de muitos fãs, que consideravam a divisão até 61 kg ideal para ele. A indecisão é tanta que, mesmo depois de aceitar migrar de categoria e ter até mesmo compromisso agendado para estrear nela, o veterano aceitou, em cima da hora, substituir Brian Ortega e encarar Chan Sung Jung na luta principal do UFC Coreia do Sul, em combate válido pelo peso-pena (66 kg).

Aparentemente convencido de descer para os galos após ser derrotado por Max Holloway em julho deste ano, na sua terceira tentativa frustrada de conquistar o título dos penas, Edgar não só aceitou o duelo contra o ‘Zumbi Coreano’, como já deu indícios de que em caso de vitória pode repensar sua decisão e tentar novamente o cinturão da categoria até 66 kg. Nem mesmo o confronto, que marcaria sua estreia na divisão até 61 kg, marcado contra Cory Sandhagen – um dos atletas mais bem ranqueados na classe de peso abaixo –  parece ter animado o veterano quanto à migração.

O fato de Alexander Volkanovski ter destronado seu algoz, Max Holloway, no último sábado (14), no UFC 245, e se tornado o novo campeão peso-pena pode ter influenciado ainda mais Frankie. Baixo para os padrões da categoria, Edgar – que foi campeão dos pesos-leves (70 kg) no Ultimate – sofreu com a maior envergadura do havaiano em sua última luta, ao passo que o australiano também possui uma estatura menor, o que poderia ampliar as chances do veterano que busca conquistar novamente um título da organização.

Mas antes de decidir se permanece nos penas ou desce definitivamente para o peso-galo, Edgar precisará derrotar Chan Sung Jung e a torcida local. O ‘Zumbi Coreano’ fará seu debute diante de seus compatriotas como lutador do UFC, já que fará seu primeiro combate em seu país natal após mais de dez anos. No único evento realizado pelo Ultimate em solo coreano, em 2015, o lutador asiático cumpria seu serviço militar obrigatório e estava impossibilitado de competir.

Um triunfo sobre o renomado veterano pode catapultar Chan Sung Jung para o topo da categoria e deixá-lo próximo de um ‘title shot’. Atualmente na sexta posição no ranking até 66 kg da entidade, o coreano se encontra duas colocações atrás do rival, ao qual esteve perto de enfrentar em novembro de 2018, no main event do UFC Fight Night 139. No entanto, uma lesão obrigou Edgar a desistir do confronto, e agora os dois poderão finalmente medir forças.

Pelo co-main event do UFC Coreia do Sul, os meio-pesados (93 kg) Volkan Oezdemir e Aleksandar Rakic – oitavo e décimo colocado no ranking da divisão, respectivamente – duelam visando melhores posições na lista top 15 da categoria. Oezdemir vem de vitória por nocaute sobre Ilir Latif em agosto deste ano, e Rakic acumula quatro triunfos consecutivos no Ultimate, além de defender uma invencibilidade na carreira de 12 lutas em sete anos.

O card do evento deste sábado conta ainda com três brasileiros. O peso-mosca (57 kg) Alexandre Pantoja tenta se recuperar da derrota sofrida para Deiveson Figueiredo em julho deste ano contra Matt Schnell. Já Raoni Barcelos busca sua terceira vitória no UFC diante de Said Nurmagomedov, em duelo de pesos-galos. E na segunda luta da noite, Amanda Lemos retorna após ter ficado dois anos suspensa por doping e encara Miranda Granger.

Confira o card completo do UFC Coreia do Sul:

Peso-pena (66 kg) | Frankie Edgar vs Chan Sung Jung;
Peso-meio-pesado (93 kg) | Volkan Oezdemir vs Aleksandar Rakic;
Peso-pena (66 kg) | Doo Ho Choi vs Charles Jourdain;
Peso-meio-pesado (93 kg) | Da Un Jung vs Mike Rodriguez;
Peso-médio (84 kg) | Jun Yong Park vs Marc-Andre Barriault;
Peso-galo (61 kg) | Kyung Ho Kang vs Liu Pingyuan;
Peso-pesado | Ciryl Gane vs Tanner Boser;
Peso-pena (66 kg) | Seung Woo Choi vs Suman Mokhtarian;
Peso-leve (70 kg) | Dong Hyun Ma vs Omar Antonio Morales Ferrer;
Peso-mosca (57 kg) | Alexandre Pantoja vs Matt Schnell;
Peso-galo (61 kg) | Raoni Barcelos vs Said Nurmagomedov;
Peso-palha feminino (52 kg) | Miranda Granger vs Amanda Lemos;
Peso-galo (61 kg) | Alateng Heili vs Ryan Benoit.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias