Notícias

GSP elege fator mental como determinante para trilogia entre Usman e Leon

No dia 20 de agosto de 2022, Leon Edwards chocou o mundo ao nocautear Kamaru Usman, então melhor lutador pedo-por-peso do planeta e um dos atletas mais dominantes da história do Ultimate. A vitória também empatou e aumentou a rivalidade entre os dois, tornando a eventual trilogia basicamente inevitável. E neste possível confronto, o que fará a diferença será o fator mental. Ao menos é o que afirma Georges St-Pierre, membro do Hall da Fama do UFC e apontado por muitos como o maior peso meio-médio (77 kg) da história do esporte.

Durante uma sessão de perguntas e respostas com os fãs de MMA em Paris nesta sexta-feira (2), ‘GSP’ destacou que é comum que os lutadores tenham sua confiança colocada em cheque após serem derrotados no octógono. Para o ex-atleta canadense, é exatamente este cenário que Usman terá pela frente no terceiro embate com Edwards. Caso o nigeriano supere o trauma e retome o cinturão, a remontada aumentará ainda mais seu legado no esporte, de acordo com o astro canadense.

“Depois de uma derrota, vemos frequentemente lutadores que têm sua confiança abalada. E a confiança é muito importante para um lutador, porque você pode ter toda a habilidade do mundo, mas se você não estiver confiante é como se uma pessoa tivesse muito dinheiro no banco mas não conseguisse ter acesso a ele. Então, para a mágica acontecer, você precisa da habilidade e da confiança. Veremos o quão forte Usman é mentalmente, e se ele voltar e vencer o título, acho que isso vai engrandecer ainda mais seu legado. Será uma grande luta (trilogia), um grande desafio”, projetou, de acordo com o site ‘MMA Junkie’.

St-Pierre também fez questão de elogiar Leon e rechaçar quem atribui o ‘fator sorte’ ao triunfo do atleta inglês sobre Usman. Na opinião de GSP, o desfecho e o histórico dos dois lutadores o colocam em pé de igualdade para a aguardada trilogia.

“Ele mostrou a que veio no primeiro round com técnica incrível para colocar Usman de costas, montar e atacar as costas. Acho que o que torna Leon tão bom é o seu QI de luta. Ele também é ótimo em neutralizar a força de seus oponentes e trazer a luta para onde se sente confortável”, destacou, antes de completar.

“Kamaru estava vencendo a luta, mas ele cometeu um erro crucial, que é imperdoável nesse nível de competição. Ele fez ‘zig’ quando deveria ter feito ‘zag’, e créditos ao Leon Edwards, que planejou bem (o golpe). Foi incrível e ele ganhou o título. Agora eles terão a revanche e veremos o que vai acontecer. As coisas mudam, você nunca luta com o mesmo atleta duas vezes. Você pode encarar o mesmo nome, mas nunca o mesmo atleta. Todo combate deixa uma cicatriz, para o mal ou para o bem”, concluiu o canadense.

A trilogia entre Kamaru Usman e Leon Edwards ainda não foi oficialmente confirmada pelo Ultimate, mas ambas as partes já assinalaram positivamente para a realização do confronto. A expectativa é de que os meio-médios se enfrentem na Inglaterra, país do atual campeão.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024