Na noite de sábado (31), Anderson Silva – um dos maiores lutadores de todos os tempos – fez sua luta de despedida do Ultimate, organização pela qual foi o campeão peso-médio (84 kg) entre 2006 e 2013. Pelo main event do UFC Las Vegas 12, o brasileiro acabou superado por Uriah Hall, por nocaute técnico no quarto round, e, ainda que não tenha cravado sua aposentadoria do esporte, há grandes indícios de que o veterano, de 45 anos, deve realmente pendurar as luvas.
Com a certeza da despedida do UFC e a provável aposentadoria do MMA do ex-campeão, várias figuras importantes do esporte fizeram questão de prestar homenagens e agradecer ao ‘Spider’ pelos serviços prestados ao esporte, através de suas redes sociais (veja abaixo).
“Obrigado, Anderson. Nós amamos você”, escreveu Jon Jones, ex-campeão meio-pesado (93 kg) do UFC.
Wow, Thank you Anderson, we love you
— BONY (@JonnyBones) November 1, 2020
“Verdadeiro exemplo de um artista marcial. Sempre respeitoso e habilidades que nunca serão esquecidas. Anderson Silva, verdadeira lenda”, disse Alexander Volkanovski, campeão peso-pena (66 kg) do UFC.
True example of a martial artist. Always respectfull and skill that will never be forgotten. @SpiderAnderson absolute legend!! 🙏
— Alex Volkanovski (@alexvolkanovski) November 1, 2020
“Obrigado, Anderson Silva. Por todos os momentos incríveis”, agradeceu Dana White, presidente do Ultimate.
Thank you @SpiderAnderson for all the incredible moments pic.twitter.com/owzBesZQC2
— danawhite (@danawhite) November 1, 2020
“Anderson teve uma carreira incrível. 45 anos, 45 lutas e ainda competindo e vencendo a maior parte da luta contra um lutador no top 15. Ele estava ótimo, lutou como um guerreiro e deixou todos nós orgulhosos hoje”, enalteceu Patrício ‘Pitbull’, campeão peso-pena e peso-leve do Bellator.
Anderson teve uma carreira incrível. 45 anos, 45 lutas e ainda competindo e vencendo a maior parte da luta contra um lutador no top 15. Ele tava ótimo, lutou como um guerreiro e deixou todos nós orgulhosos hoje. #UFCVegas12
— Patricio Freire (@PatricioPitbull) November 1, 2020
“Que grande carreira para o Spider! Um dos melhores da história”, escreveu Rafael dos Anjos, ex-campeão peso-leve do UFC.
What a great career for the Spider! One of the best ever! #UFC
— Rafael dos Anjos (@RdosAnjosMMA) November 1, 2020
“Espero que seja o fim para Anderson. Ele é uma lenda”, afirmou Ben Askren, ex-campeão meio-médio do Bellator e do ONE Championship, com passagem também pelo UFC.
Hope that’s the end for Anderson. He is a legend!
— “Young Superstar” (@Benaskren) November 1, 2020
“A caminhada final! Esse deveria ser o nome da história do Anderson Silva. Que momento emocionante para Hall e especialmente para Silva. Eu não sei se palavras podem descrever os pensamentos e o que Silva sentiu antes e depois da luta. Anderson ‘The Spider’ Silva – para sempre uma lenda”, escreveu Aljamain Sterling, peso-galo do UFC.
The final walk! That should be the name of Anderson Silva’s story! What an emotional moment for Hall and especially Silva. I don’t know if words can even describe the thoughts and what Silva felt pre and post-fight. Anderson “The Spider Silva”- Forever a legend!#Vegas12
— Aljamain Sterling (@funkmasterMMA) November 1, 2020
“Tão emocionante assistir a última luta de Anderson Silva no UFC. Ele inspirou gerações inteiras de artistas marciais e mal posso esperar para vê-lo entrar no Hall da Fama do UFC”, escreveu Megan Anderson, peso-pena do UFC.
So emotional watching the last fight for Anderson Silva in the UFC.
He has inspired entire generations of martial artists and cannot wait to see him be inducted into the HOF #UFCVegas12
— Megan Anderson (@MeganA_mma) November 1, 2020
“Lenda”, escreveu Jan Blachowicz, campeão meio-pesado do Ultimate.
Legend 🕷️ #UFCVegas12
— Jan Blachowicz (@JanBlachowicz) November 1, 2020
“Anderson nos deu algumas das mais brilhantes performances que nós já vimos dentro do octógono. Ele inspirou muitos outros artistas marciais e mostrou aos fãs e lutadores o que é possível em uma luta de MMA. Suas dez defesas de título e 16 vitórias seguidas o fazem um dos GOATS (sigla em inglês para ‘melhor de todos os tempos’)”, enalteceu Kenny Florian, ex-lutador do UFC.
Anderson gave us some of the most brilliant performances we have ever seen in the octagon. He inspired many other martial artists and showed fans and fighters what is possible in a #mma fight. His 10 title defenses and 16 fight win streak make him one of the 🐐’s.
— Kenny Florian (@kennyflorian) November 1, 2020
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.