Aliando a experiência de veterano com as habilidades acumuladas ao longo da carreira, Glover Teixeira foi capaz de, aos 41 anos, reeditar sua melhor sequência de vitórias no UFC. No último sábado (7), ao finalizar Thiago ‘Marreta’, o atleta mineiro anotou o quinto triunfo em linha, mesma marca que, seis anos atrás, lhe garantiu a chance de lutar pelo título. E na visão do lutador, chegou a hora de repetir o feito.
Em entrevista coletiva logo após a vitória por finalização na luta principal do card realizado em Las Vegas (EUA), Glover elencou os motivos que, ao menos em sua visão, o colocam como favorito para disputar o título. No entanto, como Israel Adesanya, campeão dos pesos-médios (84 kg), deve subir de categoria para disputar o cinturão dos meio-pesados (93 kg) contra Jan Blachowicz, o veterano revelou que não está disposto a colocar sua posição de destaque em risco.
“Foram cinco vitórias, foi uma batalha grande. A última vez, em 2014, lutei (pelo título) com o Jon Jones, e estou batalhando até hoje, eu mereço. (…) Se tiver que sentar e esperar, eu sento e espero sim”, prometeu, de olho no ‘title shot’.
Nos seis anos que separam sua luta com Jon Jones, campeão na época, do seu momento atual, Glover se manteve ativo e por duas vezes também chegou perto de se credenciar para brigar pelo topo de sua categoria. No entanto, detalhes em derrotas cruciais custaram tal oportunidade, o que parece consolidar sua postura de esperar pela definição do vencedor da disputa entre Adesanya e Blachowicz.
“Eu mereço a chance pelo cinturão, são cinco vitórias, tive que batalhar para caramba. Cheguei duas vezes nessa oportunidade de hoje, em uma luta de eliminação pelo cinturão. Lutei com o Anthony Johnson e perdi, e ele lutou pelo cinturão. Perdi para o Gustaffson e ele lutou pelo cinturão. Acredito que se eu perdesse para o Marreta, ele lutaria pelo título”, analisou.
Curiosamente, assim como Glover, Marreta também teve sua chance de disputar o título contra Jon Jones, mas em 2019. Na ocasião, ele acabou superado na decisão dividida dos jurados.e, dias depois, realizou cirurgias nos dois joelhos, fato que o deixou longe do octógono por mais de um ano.
Após tamanho esforço para retornar às competições, Marreta não precisou nem deixar o cage para receber elogios do oponente. Antes mesmo do anúncio oficial do resultado do combate, Glover já declarava sua admiração e respeito para com o atleta carioca
“Só quis falar que o respeito muito como homem, e lutador também, é claro. Só queria falar do respeito que tenho por ele”, resumiu o veterano de 41 anos que acumula cinco triunfos seguidos no evento.
Acompanhe os resultados do UFC Las Vegas 13:
Glover Teixeira finalizou Thiago ‘Marreta’ no 3º round;
Andrei Arlovski venceu Tanner Boser por decisão unânime;
Raoni Barcelos venceu Khalid Taha por decisão unânime;
Giga Chikadze nocauteou Jamey Simmons no 1º round;
Yan Xiaonan venceu Cláudia Gadelha por decisão unânime;
Trevin Giles nocaute Bevon Lewis no 3º round;
Alexandr Romanov finalizou Marcos ‘Pezão’ no 1º round;
Darren Elkins finalizou Luiz Eduardo Garagorri no 3º round;
Max Griffin venceu Ramiz Brahimaj por nocaute técnico no 2º round;
Gustavo Lopez finalizou Anthony Birchak no 1º round.