A poucos dias do UFC Nova York, Kelvin Gastelum ainda não tem certeza absoluta se Darren Till, seu adversário neste sábado (2), conseguirá resolver um problema com o visto de entrada nos Estados Unidos e estará apto a enfrentá-lo. Para evitar um possível cancelamento do co-main event da noite, o UFC deixou Jared Cannonier de prontidão, caso precise substituir o inglês. Porém, o plano de emergência da organização encontrou um entrave.
Em conversa com a imprensa após o treino aberto, Gastelum afirmou que não enfrentaria Jared Cannonier, caso Till não pudesse se apresentar. De acordo com ele, o pouco tempo que teria para se preparar para o novo rival o faria negar o plano de emergência do Ultimate. O nível apresentado por ‘The Killa Gorilla’ – que vem de três triunfos consecutivos, todos por nocaute técnico – provavelmente influenciou na postura adotada pelo peso-médio.
“Para ser honesto, não estou muito preocupado. (Mas) Se algo acontecer. Esse é o cara que eu tenho treinado para enfrentar, acho que para eu lutar com Jared Cannonier, como substituto, não seria justo comigo. Eu não posso aceitar uma luta como essa com dois dias de antecedência. Claro que eu encaro qualquer um, mas me dê tempo para me preparar”, declarou Gastelum, antes de completar.
“Como eu disse, eu não posso pegar uma luta contra Cannonier com dois dias de antecedência. Preciso de tempo para me preparar para um lutador de elite como ele. Eu tenho me preparado para Darren Till, e é ele que estou aqui para enfrentar”, explicou.
Caso entre no octógono neste sábado, Gastelum poderá se aproximar de uma, até então, inesperada disputa pelo cinturão. Com Paulo ‘Borrachinha’ fora de combate, após passar por uma segunda cirurgia em seu bíceps, uma vaga como próximo desafiante ao título da categoria se abriu. E o americano – quarto colocado no ranking da divisão – parece confiante de que uma vitória sobre Darren Till possa lhe garantir esta oportunidade.
“Com certeza uma vitória pode me dar uma chance pelo título. Acredito que se eu for lá e colocar uma boa apresentação diante de Darren, o title shot é inevitável”, finalizou o americano.
Kelvin Gastelum vem de derrota para Israel Adesanya, atual campeão peso-médio do UFC, em combate válido pelo cinturão interino da categoria, em abril deste ano. Anteriormente, o lutador havia vencido Michael Bisping e Ronaldo ‘Jacaré’, respectivamente. Já Darren Till acumula duas derrotas em suas últimos dois combates, para Tyron Woodley e Jorge Masvidal. Caso consiga competir neste sábado, o inglês fará sua primeira peleja nos pesos-médios após muitos anos.