Categorias: Notícias

Garbrandt critica métodos dos exames da USADA: “Vamos legalizar tudo”

Cody Garbrandt tem sido um dos mais ferrenhos críticos da atuação da USADA (agência antidoping americana). O ex-campeão do peso-galo (61 kg) do UFC tem usado como exemplo dos seus ataques o flagra de TJ Dillashaw com eritropoetina em seu sangue. ‘No Love’ considera um erro grave da entidade o fato de que TJ tenha sido testado pela primeira vez para a substância — também conhecida como EPO — justamente quando foi pego, em janeiro deste ano.

Garbrandt, arquirrival de Dillashaw, alega que seu adversário lutou dopado nos dois combates que fizeram: o primeiro em 2017 e o segundo em 2018. Em entrevista coletiva da qual a Ag. Fight participou no UFC Sacramento, no último sábado (13), Cody reclamou da demora da USADA em testar o ex-companheiro de Team Alpha Male.

“Ele roubou muito de mim. Eu não fiquei surpreso, de maneira alguma. Eu fiquei surpreso que foi a primeira vez que a USADA o testou para EPO. Eu disse em — foi em 2017? — que eu queria testes mais invasivos. Temos que registrar onde vamos. Temos de abrir a porta às 6h, urina, sangue, tudo, anotar todos os suplementos que usamos. Não deveria haver limites ou picos ou isso e aquilo. Ou você trapaceia ou não”, disse.

“A primeira vez que ele foi testado para EPO foi quando ele enfrentou Henry? É uma loucura. O que eles estão testando? Não estamos lá colocando esteroides e ficando grandes. Eles estão se aplicando EPO, estão fazendo todo tipo de m**** para o cardio. Eu sabia disso. Eu sabia que TJ estava usando aquilo e era por isso que eu pedia testes mais invasivos. Ele está usando isso há cinco, seis anos. E não é a única coisa que ele usa. Há muitos outros lutadores que estão usando, também. Então, se você for colocar uma linha do que podemos fazer ou de como podemos ser testados — ‘não é possível guardar essa amostra’, ‘não podemos detectar EPO’ —, então estamos sendo testados para o quê? Vamos legalizar tudo, ficarmos todos bombados e vamos lá f**** uns aos outros”, falou.

Garbrandt tem criticado o fato de que a USADA alega não conseguir examinar a presença de EPO em todos os testes. Além disso, ele chegou a cobrar que a entidade testasse para eritropoetina as amostras coletadas antes das suas lutas contra TJ. A agência, entretanto, afirmou que não tem como guardar todos os materiais.

Matérias Recentes

Em sua 30º luta no UFC, Edson Barboza tenta quebrar a banca novamente em Las Vegas

Dono de uma carreira longeva e vitoriosa no MMA profissional, Edson Barboza alcançará uma marca…

18/05/2024

Saiba como assistir o UFC Vegas 92, show liderado por Edson Barboza vs Lerone Murphy

Depois de dois eventos seguidos longe de Las Vegas (EUA), o Ultimate retorna à Cidade…

18/05/2024

Esquentou! Tyson Fury empurra Oleksandr Usyk em última encarada antes da luta; veja

Nesta sexta-feira (17), Tyson Fury e Oleksandr Usyk ficaram frente a frente pela última vez…

17/05/2024

Após ter luta cancelada no Rio, Jean Silva encara Charles Jourdain no UFC 303

Depois da frustração de ficar de fora do card do UFC Rio, realizado no dia…

17/05/2024

Jake Paul promete ‘disciplinar’ Mike Tyson em luta de boxe: “Se lembrará para sempre”

Em julho, no Texas (EUA), Jake Paul tem um compromisso e tanto pela frente em…

17/05/2024

Edson Barboza exibe físico enxuto para vencer a balança do UFC Vegas

O brasileiro Edson Barboza fará seu segundo main event seguido no octógono do UFC neste…

17/05/2024