No último domingo (21), Gabriel Checco teve a missão de tentar desbancar Craig Jones, uma das grandes estrelas do jiu-jitsu sem quimono na atualidade, na superluta do ‘Submission Underground 15’, evento de grappling promovido pelo ex-lutador Chael Sonnen. E, apesar de resistir bem aos ataques do australiano no round inicial, o brasileiro acabou superado na prorrogação.
Ciente do perigo dos ataques nas pernas, principal arma do australiano, Gabriel aplicou de maneira efetiva sua estratégia de defender seus calcanhares e conseguiu impedir grandes avanços do adversário, ainda que tenha cedido algumas posições. Sem um vencedor no round inicial, o duelo foi para a prorrogação, onde Jones conseguiu finalizar o brasileiro com um mata-leão ao, por condição da regra, já iniciar nas costas. Em sua tentativa, Checco viu o rival se defender bem e reverter a posição desfavorável, garantindo a vitória na superluta.
Com o resultado, Craig Jones segue sua incrível sequência de vitórias, que o coloca como principal nome da modalidade no momento. O australiano já finalizou nomes de destaque do grappling como Vinny ‘Pezão’ Magalhães, Fredson Paixão, Gilbert ‘Durinho’, Anthony Johnson, Leandro Lo, Jake Shields, entre outros.
Por sua vez, Gabriel Checco sofreu a sua primeira derrota no ‘Submission Underground’, evento no qual possuía três vitórias até então. Além do jiu-jitsu e do grappling, o faixa-preta também compete no MMA profissional, onde soma 11 triunfos e cinco reveses.